/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ Ribas do Rio Pardo quer se tornar a nova fronteira agrícola de MS - Portal Água Clara
[PLANTÃO DE NOTÍCIAS]
banner
CLIQUE PARA FECHAR
Água Clara/MS . 23 de Maio de 2019
notícias : AgroNegócios

14/03/2019 as 09h28 / Por ()

Ribas do Rio Pardo quer se tornar a nova fronteira agrícola de MS

Imprimir
Foto: Valdenir Rezende / Arquivo / Correio do Estado - Ribas tem 1,7 milhão de hectares e é o segundo em área do Estado
- Ocultar Galeria

Com mais de 21 mil hectares de lavouras de soja e milho, Ribas do Rio Pardo quer se tornar a nova fronteira agrícola de Mato Grosso do Sul. O tema será debatido amanhã na segunda edição do Dia de Campo sobre Fronteiras Agrícolas na fazenda Cachoeirinha, a 15 km da cidade. A data marca o final da colheita da soja na região e o início do intervalo antes do novo plantio. A abertura será feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do município Diógenes José Martins.

Segundo o secretário, diante da busca de produtores de municípios tradicionamente agrícolas como Maracaju e Sidrolândia por terras agricultáveis, a Prefeitura decidiu fazer o evento para divulgar o município neste sentido. "Cooperativas e produtores do Estado não estão tendo mais terra para expansão e por isso buscam áreas em outros estados. Queremos mostrar que em Ribas temos sim condições hídricas e territoriais para isso. O município tem 1,7 milhão de hectares e é o segundo em área do Estado. Temos terras argilosas com alta produtividade e isso será apresentado no dia de campo", frisou o secretário.

Ele destaca que em 2017, Ribas tinha pouco mais de 2 mil hectares de lavouras e hoje são mais de 21 mil ha. "Nossa meta é atingir de 35 mil a 40 mil ha de lavouras em 2020", destacou.

Martins lembrou ainda que serão debatidos ainda a questão florestal, produção de gado extensiva e confinamento.

Programação

Entre os temas a serem abordados estão "Qualidade de solos em sistemas produtivos" - Eng. Agr. Dr. Julio Cesar Salton, pesquisador da EMBRAPA Agropecuária Oeste; Alta visibilidade técnica e Econômica. Como obter resultados do Sistema ILP no município de Ribas do Rio Pardo - Eng. Agri. M. Sc Dirceu Luiz Bronch - MS Integração; Viabilidade econômica do Sistema ILP na região de Ribas do Rio Pardo - Eng. Agr. Roney S. Pedroso - MS Integração; sistema de irrigação entre outros.

Na parte da tarde serão feitas visitas as estações que tratam de modelos nutricionais e de gestão dos sistemas produtivos ; dinâmica de Colheita da Soja, Culturas do milho e do feijão safrinha no sistema irrigado Responsável: MS Integração e AF Agronegócios e safrinha de carne e manejo de pastagens do Sistema ILP integração positiva.

Inscrições podem ser feitas no 67 3238 1890.

 
ROSANA SIQUEIRA/CORREIO DO ESTADO

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mais de 200 mil trabalhadores tem direito ao abono salarial em MS
Maiores de 14 poderão praticar tiro com autorização dos dois pais
Novo decreto garante posse de fuzil para donos de imóvel rural
Homem é preso com R$ 9 mil em notas falsas no interior de MS
© Copyright 2012 . Portal Água Clara