Água Clara/MS . 26 de Abril de 2024

notícias : Água Clara

16/11/2017 as 09h03 / Por (Correio Regional News)

Inclusão e Educação Especial são temas de palestra realizada em Água Clara

Imprimir
  • -
- Ocultar Galeria

Educadores da rede municipal de ensino de Água Clara e da APAE participaram de capacitação no último sábado (11), promovida pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Empresas Mahal Empreendimentos e Participações S.A. e Novo Oeste Gestão de Ativos Florestais S/A . 

A capacitação foi realizada no Centro Cultural, tendo como público alvo técnicos, equipe multidisciplinar, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores do município que trabalham com educação especial, sendo abordados os temas Fundamentos teóricos e organizacionais dos serviços da educação especial.

A palestra foi ministrada pela pedagoga Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp. Ela que é especialista em Educação Especial, Mestre em Educação. Coordenadora  de Políticas para Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação; professora do curso de pedagogia da FACSUL e Conselheira Suplente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

A presença cada vez maior de alunos com deficiência intelectual no sistema educacional convencional está obrigando as escolas a adaptarem seus conceitos pedagógicos. A palestra enfatizou muito sobre capacitação de professores de apoio, qualificação e documentação. Além do perfil dos profissionais que trabalham com alunos especiais e a necessidade de atividades diferenciadas a esses alunos. Outro ponto importante para o trabalho da equipe multidisciplinar é a realização de avaliação diagnóstica do aluno.

“Excelente! Precisamos de mais palestras sobre inclusão e sala especial”, comentou a Assistente Social da APAE Patrícia Bueno de Moraes.  Segundo ela, a educação escolar tem como importante finalidade promover de forma intencional o desenvolvimento de capacidades e a apropriação de conhecimentos da cultura, que são fundamentais para que as pessoas se tornem membros ativos dessa cultura. A escola inclusiva é ligada a modificação e da resposta educativa de modo que tenha lugar para todas as diferenças individuais, inclusive aquelas associadas a alguma deficiência.

“Penso que professores muito bem formados didaticamente, se não tem uma atitude de respeito e valorização em relação às diferenças, se não tem compromisso, não irão responder as dificuldades”, finalizou a assistente social.

O evento foi patrocinado pelas empresas Mahal Empreendimentos e Participações S.A. e Novo Oeste Gestão de Ativos Florestais S/A em parceria com a prefeitura. Essas empresas são brasileiras de propriedade da Arauco Forest Brasil S. A. que fazem plantio de Eucalipto na antiga Fazenda Lobo no município de Água Clara.

 “O objetivo é desenvolver vários projetos em parceria com a prefeitura direcionados às crianças e escolas”, declarou a professora Ray.

A capacitação também contou com a presença do coordenador Florestal Marcelo Martins e da Assistente Administrativa da empresa Ariana Pinto de Souza. Além da Secretária Municipal de Educação, professora Raimunda Onça.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara