Água Clara/MS . 23 de Abril de 2024

notícias : Água Clara

30/01/2019 as 08h38 / Por ()

Audiência Pública é realizada na Câmara de Água Clara para debater aumento nas contas de energia

Reunião contou com representante da Energisa

Imprimir
  • Foto: Antonio Paulo Munhoz -
- Ocultar Galeria

Foi realizada na manhã desta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Água Clara, audiência pública convocada pela vereadora Simone ‘Xucra’ para discutir o aumento abusivo nas contas de energia elétrica que vêm afetando os moradores do município. 

Além da vereadora que propôs a audiência, participaram da reunião o prefeito Edvaldo Alves de Queiroz, a vice-prefeira Jurema Nogueira de Matos, o promotor de Justiça Felipe Almeida Marques, os vereadores Vicente, Márcia Vida, Gerolina Alves, Gustavo Guiraldelli e Eulo, além de secretários municipais e representantes do Procon. A Energisa foi representada pelo coordenador de atendimento a grandes clientes e ao poder público, Dian Cleiton de Brito. 

Sobre a audiência pública, a vereadora ‘Xucra’ afirmou que ficou satisfeita com o resultado da mesma. “No meu ver a audiência foi positiva em relação às tarifas cobradas na conta; conseguimos entender quais são os impostos cobrados na conta de energia, porém, não surgiu um efeito positivo na questão da isenção das taxas”, disse. Entretanto, afirma que a reivindicação não era a isenção das taxas, mas reduzir o valor da conta como um todo.

Para resolver o problema que, segundo ela, é alvo de reclamação por parte da maioria dos munícipes, é necessário juntar forças nas esferas estadual e federal a fim de solicitar junto aos representantes do município a diminuição dos impostos, que é o que mais onera as contas de energia. Nesse sentido, diz que todos os vereadores interessados devem se unir em torno desta causa e procurar os seus representantes na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional para tentar diminuir o valor da tarifa. “Embora, eu, particularmente, penso que seja um pouco difícil essa conquista, mas é o que temos hoje, porque realmente dói no bolso do consumidor, uma vez que são taxas abusivas”.

A audiência apontou também o que pode ser outro caminho: uma ação civil pública na Justiça, uma vez que a cobrança de impostos sobre impostos é considerado abusiva. “É de se fazer uma análise e procurar o Ministério Publico e a Defensoria Pública para ver essa viabilidade”, ponderou.

Xucra disse que o resultado da audiência foi o esperado, uma vez que vem acompanhado várias audiências em outros municípios, e que a resposta da Energisa é sempre a de que não existe aumento na taxa e na cobrança, mas sim no consumo de cada pessoa.  “Eles conseguiram, por exemplo, mostrar que em dezembro e janeiro existe um consumo maior, devido à questão climática”, disse.

O que deixou a vereadora um tanto quanto decepcionada foi o pouco público. “Sinceramente, esperava uma participação popular maior. Através das redes sociais é fácil reclamar, tirar foto e mostrar sua indignação, mas a participação da população nessas ações e muito importante, para mostrar a força e união”, disse, lembrando que não se trata de um evento político, mas a união dos vereadores em prol da população.

Representando o Procon, a advogada Ana Paula Munhoz, falou da importância dos consumidores fazer suas reclamações. Pontuando as principais queixa, além do aumento da conta de energia, o horário de expediente da Energisa, queda do fornecimento constante, demora na religação nos casos de corte, atendimentos a moradores que residem na zona rural do município, entre outros.
 

Com informações de Fatos Regionais

 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Eldorado anuncia 2ª fábrica em Três Lagoas, para gerar 10 mil empregos
Homem diz que matou garota de programa a facadas em MS por ser chamado de feio
Homem que matou esposa atropelada na frente dos filhos em MS é solto em audiência de custódia
Homem mata mulher e passa três dias com corpo dentro de casa em MS
Copyright 2012 . Portal gua Clara