Água Clara/MS . 23 de Abril de 2024

notícias : Água Clara

13/06/2019 as 13h47 / Por (Correio Regional News)

Água Clara confirma primeiro caso de morte por gripe

A vítima não se vacinou e foi acometido pelo vírus influenza H1N1

Imprimir
  • -
- Ocultar Galeria

A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Água Clara na manhã dessa quinta-feira, dia 13 de junho, um homem foi o primeiro caso de morte por gripe.

O óbito aconteceu no dia 11 de Junho, o paciente estava hospitalizado em Três Lagoas, é do sexo masculino, 55 anos, sem vacinação e foi acometido pelo vírus INFLUENZA A H1N1.

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias. É um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (exemplo: influenza A (H1N1) pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B).

Fique atento aos sintomas

A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

Neste ano de 2019, no Brasil está sendo observada a circulação dos vírus desde o início do ano com a predominância do influenza A (H1N1)pdm09 em algumas unidades federadas e regiões do país – indicando o início da sazonalidade. É importante ressaltar que, apesar da sazonalidade do vírus ser maior no outono e inverno, no Brasil pode haver circulação em outras épocas do ano, devido as diferenças geográficas e climáticas regionais.

Vacinar é prevenir

“Informamos que a vacina contra a gripe está disponível para toda a população em todas as unidades de saúde do município de Água Clara”, ressaltou o secretário de Saúde Rondiney Ribeiro.

A vacinação é uma das principais medidas preventivas para influenza, e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.

Cuidados para não contrair a doença

Para evitar a gripe ou a sua transmissão também deve-se fazer uso de medidas preventivas de etiqueta respiratória,  como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.). Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.

Muito importante também é que nos casos de pessoas com sintomas de Gripe procurar imediatamente assistência médica, preferencialmente nas primeiras 48 horas do início dos sintomas.

O laboratório Municipal está responsável pelo exame para detecção do vírus e o tratamento está disponível gratuitamente no Hospital Municipal e na Farmácia Municipal.


Fonte: Coordenação Municipal de Vigilância em Saúde.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Eldorado anuncia 2ª fábrica em Três Lagoas, para gerar 10 mil empregos
Homem diz que matou garota de programa a facadas em MS por ser chamado de feio
Homem que matou esposa atropelada na frente dos filhos em MS é solto em audiência de custódia
Homem mata mulher e passa três dias com corpo dentro de casa em MS
Copyright 2012 . Portal gua Clara