Água Clara/MS . 25 de Abril de 2024

notícias : Água Clara

03/12/2019 as 15h26 / Por (Assessoria Energisa)

Unidade Móvel da Energisa leva aulão gratuito sobre eficiência energética para Água Clara

Com teatro e experimentos, caminhão encanta criançada por todo Estado

Imprimir
  • -
- Ocultar Galeria

Entusiasmo, olhos curiosos, atentos e cheios de encanto. O Projeto Nossa Energia, da Energisa, percorre Mato Grosso do Sul sensibilizando jovens, professores e pais, sobre o uso racional e seguro da energia elétrica e conquista crianças e adolescentes por meio de uma linguagem lúdica que ensina e diverte.  

A aventura começa quando o caminhão se transforma em uma grande sala de aula, subindo as escadas e acomodando os alunos e professores, que por uma hora, participam de atividades e aprendem sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica com demonstrações, experimentos físicos e filmes educativos. 

“Escolhemos ir até as escolas, pois as crianças repercutem esses assuntos dentro do meio em que vivem, levando a nossa informação para a prática dentro de casa, exercendo um papel de importante como ‘fiscais dos seus familiares’, impactando diretamente no centro das famílias”, comenta o coordenador de Eficiência Energética, Emerson Rivelino Nantes Alves. 

Nos dias 04 e 05 de dezembro, o 'Nossa Energia' vai estar no município de Água Clara, na Escola Municipal Márcia Fiorati. Na sexta-feira (06), passa pelo Centro de Referência de Assistência Social.  O caminhão percorre ao longo do ano, desde 2014, os 74 municípios da área de concessão da Energisa, levando informações sobre economia de energia para toda a população. 

Além disso, o projeto presta consultoria para donas de casa e melhora os sistemas de iluminação, condicionamento de ar e refrigeração de instituições sem fins lucrativos. O programa também tem realizado a troca de geladeiras antigas por outras mais eficientes, com o selo Procel. 

 Tarifa Social 

O caminhão também tem levado a oportunidade para redução na tarifa de energia. É que a comunidade pode realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, garantindo até 65% na conta de luz. Tem direito a Tarifa Social as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal com renda familiar menor ou igual a meio salário mínimo. 

Para efetuar o cadastro, o cliente deve apresentar os documentos pessoais, o NIS (Número de Inscrição Social) e uma fatura conta de energia. O valor do desconto depende da faixa de consumo dos clientes. Para quem consome até 30 kWh/mês, a conta de energia pode baixar até 65%. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, a redução chega a 40%. Na faixa de consumo de 101 a 220 kWh/mês, o desconto é de 10%. Já o consumo superior a 220 kWh não incidirá desconto. 

O Caminhão Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), voltado para atender à população de baixa renda. 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara