Água Clara/MS . 29 de Março de 2024

notícias : Água Clara

07/08/2020 as 15h23 / Por Antonio Paulo Munhoz ()

Vídeo: Ciclista encontra linha de cerol atravessada em rua e pedalada quase termina em tragédia

Por sorte o ciclista colocou a mão para se proteger, mas se desequilibrou e sofreu alguns ferimentos no tombo

Imprimir
  • - A linha com cerol encontrada no Loteamento Santa Mônica foi cortada por um dos ciclistas
- Ocultar Galeria

Uma pedalada entre ciclistas quase termina em tragédia nesta quinta-feira (06) em Água Clara.

José Ricardo da Silva, de 28 anos, pedalava com os seus amigos no loteamento Santa Mônica, próximo ao Bairro Novo Horizonte, quando avistou uma linha de pipa, com cerol, atravessada na rua em uma altura aproximada de 1,40 metros. Por sorte, ele colocou a mão na linha para não atingir o pescoço, se desequilibrou e caiu, sofrendo alguns ferimentos. 

Em vídeo feito por um dos ciclistas (conferir abaixo), ele mostra a linha com cerol que estava amarrada na cerca e atravessava a rua percorrendo uma boa distância em uma altura que pode atingir ciclistas, motociclistas e até mesmo quem estiver caminhando. 

Santa Mônica é um loteamento novo no município, porém, algumas pessoas têm utilizado as ruas do local para caminhar ou pedalar, evitando assim o trânsito de veículos em ruas mais movimentadas. Contudo, devem redobrar a atenção se forem utilizar esse local para a prática dessas atividades físicas. 

Crime

Em contato com o Comandante da Polícia Militar de Água Clara, Tenente Nascimento, ele declarou que apesar de não existir uma lei federal que trata de cerol ou ‘linha chilena’ especificamente, a conduta pode ser enquadrada no artigo 132 do Código Penal, que diz: Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente. A pena é a detenção de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave. 

Se alguém for ferido ou morto em decorrência dessa conduta, o autor responderá pelos crimes relacionados: Lesão corporal e homicídio. 

Lei Estadual

Nascimento ressaltou que no âmbito estadual existe a lei 3436 de 2007 que proíbe a utilização de cerol, linha chilena ou qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas ou similares (redação dada pela Lei nº 5.111, de 20 de dezembro de 2017).

O artigo 2º diz que o descumprimento desta Lei implicará em apreensão do objeto e aplicação de multa no valor de 20 (vinte) UFERMS, que dá em torno de R$600,00. 

“Para os motociclistas, aconselhamos que utilizem a antena corta pipa para se precaverem e evitar verdadeiras tragédias”, finalizou o Tenente. 

Veja o vídeo do local em que o ciclista encontrou a linha com cerol: 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS
Tem carteira de habilitação C, D e E? Prazo para regularizar exame toxicológico acaba no domingo
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas na BR-262
Suzano e Senai abrem inscrições para curso de Operador (a) de Máquinas Florestais em Água Clara
Copyright 2012 . Portal gua Clara