Água Clara/MS . 30 de Outubro de 2025

17/10/2025 as 13h37 / Por ()
Medida busca avaliar estrutura e funcionamento do órgão e garantir eficácia na defesa dos direitos de crianças e adolescentes
O Conselho Tutelar de Água Clara será acompanhado por meio de reuniões e visitas técnicas periódicas, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à infância e juventude no município. A medida foi estabelecida em procedimento administrativo instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça local, em conformidade com a Recomendação nº 119/2025 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A iniciativa pretende garantir que o Conselho Tutelar tenha estrutura adequada e funcionamento eficaz, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O acompanhamento inclui reuniões regulares e inspeções anuais, registradas em relatório detalhado sobre a estrutura, equipe e condições de trabalho do órgão.
Segundo a promotora de Justiça substituta Laura Assagra Rodrigues Barbosa Pimenta, o monitoramento busca assegurar que o Conselho Tutelar atue de forma plena dentro do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), que tem papel central na proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A Recomendação nº 119/2025 orienta que os Ministérios Públicos estaduais mantenham cooperação direta com os Conselhos Tutelares, promovendo ações conjuntas para agilizar atendimentos e melhorar a efetividade das políticas públicas voltadas à infância e juventude.
Com essa medida, o Conselho Tutelar de Água Clara passa a integrar uma estratégia de fiscalização e fortalecimento contínuo das políticas de proteção à infância, garantindo condições adequadas de trabalho e atendimento mais ágil e eficiente às demandas das famílias e crianças do município.
13h48 | Polícia estoura "delivery do tráfico" e prende suspeito com BMW usada para entregar drogas em TL
13h39 | Prefeitura de Água Clara intensifica combate ao mosquito da dengue com prevenção no município
09h02 | Ao tentar atirar na ex, homem acerta a filha de 7 anos e acaba preso em Três Lagoas
08h57 | Fazendeiro bilionário suspeito de arquitetar morte do próprio pai é preso em MS
08h47 | Usina Mimoso libera água no Rio Pardo em Ribas para combater plantas aquáticas