Água Clara/MS . 25 de Abril de 2024

notícias : Economia

07/08/2020 as 08h46 / Por (Midiamax)

Brasil e Paraguai podem reabrir comércio na fronteira em 10 dias, diz ministro

Imprimir
  • - Sem a presença de brasileiros, lojas no Paraguai permanecem fechadas. (Foto: ABC Color)
- Ocultar Galeria

Brasil e Paraguai estão finalizando o protocolo de saúde que está sendo construído para permitir a reabertura do comércio fronteiriço. A informação é do ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Antônio Rivas que negocia com representantes dos dois países.

O ministro paraguaio ele disse que em 10 dias o protocolo estará encerrado para em seguida já abrir o comércio, segundo o ABC Color. O país vizinho tem relutado em permitir a passagem de brasileiros para o outro lado.

No dia 21 de julho o Paraguai chegou a liberar o “delivery fronteiriço”, de forma que as vendas seriam negociadas por mídias sociais/ telefone e os produtos entregues em tendas montada na fronteira, sob inspeção do Exército. No entanto, alegando falta de protocolo sanitário, decidiu suspender.

Conforme o ministro, a fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã é a que mais vem sendo discutida. “Podemos dar notícias boas até o final da próxima semana”, disse ele sobre o prazo de finalização do protocolo.

Segundo o ministro, a fronteira do Paraguai com Argentina é considerada “tranquila”, tanto que o movimento de carga e mercadoria nunca foi interrompido. Contudo, os países também estudam implantar um plano de biossegurança.

A fronteira entre Brasil e Paraguai foi fechada em 24 de março, devido a pandemia do coronavírus. Desde então, apenas mercadoria considerada necessária para abastecer o país vizinho foi autorizada a entrar. A provocou o encerramento de milhares de comércios no Paraguai e demissão em massa, já que o país depende principalmente do Brasil.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara