[PLANTÃO DE NOTÍCIAS]
Água Clara/MS . 19 de Novembro de 2017
Entrevistas

20/10/2015 as 09h17 / Por ()

A poucos dias da prova, especialistas dão dicas para se destacar no Enem

Imprimir

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação, Matemática, Química, Física Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais. São muitos os conteúdos aplicados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A poucos dias para a realização da prova, dúvidas ainda pairam sobre as cabeças de muitos candidatos, no entanto, os especialistas garantem que o nervosismo é o pior inimigo e que neste momento é importante ficar tranquilo e atento ao que foi ensinado. Confira 10 dicas fundamentais.

Leia – Especialistas de diferentes áreas da educação garantem que o momento de estudar passou. Para os últimos dias, o importante é fazer leituras mais leves, revisar o que já foi estudado e ficar atento ao que noticia os jornais.

Refaça as provas – Professores dizem que refazer as provas é um exercício importante para testar o conhecimento do candidato e, além disso, ajuda a refrescar a memória.

Durma e alimente-se bem – Manter a boa alimentação e dormir bem, também são essenciais. O sono é um fator importante e que pode atrapalhar o candidato. O professor Fábio Mantovaneli, destaca que é importante ter boas horas de sono para que o corpo e a mente estejam preparados para o exame.

Redação em primeiro lugar – A professora Ana Maria Bernardelli, frisa que a redação é a questão mais importante, devido a quantidade de pontos que o candidato pode atingir.

“Recomendamos que o candidato comece pela redação, deixe pronta e depois passe para as demais questões. Não é preciso passar a limpo, pode reservar uns minutos e fazer isso depois. É a única das áreas que o aluno pode atingir mil pontos e ela determina a pontuação”, explica.

A professora também destaca que para garantir a boa pontuação é importante seguir estas recomendações: “atenção na leitura dos texto; dominar a estrutura dissertativa; analisar as problemáticas e propor soluções dentro do controle da língua, dominando a gramática e a concordância”, frisa.

Saiba interpretar – Os especialistas garantem que a interpretação correta do que pede cada enunciado é determinante para que o candidato acerte a resposta, tanto para nas áreas humanas, quanto exatas. “O Enem é uma prova de muita leitura e interpretação”, reforça a professora.

Mantenha-se informado - Estar atento aos assuntos factuais faz a diferença e pode contribuir para o acerto em várias questões, incluindo redação, história e atualidade. “É importante estar atento aos temas nacionais e internacionais”, orienta a professora.

Atente-se às datas redondas - O professor Fábio Mantovaneli, destaca que é importante reforçar o que já foi estudado e ficar atento às datas que terminam com zero ou cinco.

“São datas como os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial; 70 anos do lançamento das bombas atômicas enviadas pelos americanos sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão; criação da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1945; 75 anos da oficialização do salário mínimo.

Reforce a argumentação – Segundo os especialistas, usar citações de filósofos como, Nicolau Maquiavel; Bertrand Arthur William Russel; Platão; Sócrates e Karl Heinrich Marx, enriquecem as argumentações.

Outra dica importante é revisar questões como a maioridade criminal; estruturas familiares e meio ambiente; as desigualdades no mundo; a tristeza da imigração, a fuga dos povos para a Europa em busca de ter uma vida melhor; acessibilidade, crise energética, instabilidade governamental, tributos e conteúdos aplicados no Ensino Médio.

Deixe as dúvidas para o final – Conforme os especialistas o candidato pode perder muito tempo com as questões que estão em dúvida. A dica é garantir os pontos respondendo primeiro os enunciados mais fáceis e depois se preocupar com os demais.

Controle a ansiedade e insegurança – Os especialistas garantem que nesta fase não há muito o que aprender para o exame e, de maneira geral, são unânimes em dizer que a dica mais interessante é manter a calma. Embora tenha estudado, o fator nervosismo atrapalha o desenvolvimento do candidato e fazer a pontuação despencar.

Enem 2015 -

As provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, serão realizadas nos dias 24. Os candidatos terão 4h30 para finalizar o exame. No dia 25 serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O candidato terá 5h30 para terminar o exame. Em ambos os dias, os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. O exame terá início às 13h30, obedecendo ao horário oficial de Brasília (DF).

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Documento com mais de 250 assinaturas é protocolado no MP contra quedas de energia em Água Clara
Banda de rock de Ribas disputa festival de música neste sábado em Campo Grande
Vereador Saylon beneficia atletas de Água Clara com materiais esportivos da FUNDESPORTE
Criança morre em MS após ter 47% do corpo queimado com leite fervendo
© Copyright 2012 . Portal Água Clara