[PLANTÃO DE NOTÍCIAS]
Água Clara/MS . 22 de Janeiro de 2018
Entrevistas

20/10/2015 as 09h17 / Por ()

A poucos dias da prova, especialistas dão dicas para se destacar no Enem

Imprimir

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação, Matemática, Química, Física Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais. São muitos os conteúdos aplicados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A poucos dias para a realização da prova, dúvidas ainda pairam sobre as cabeças de muitos candidatos, no entanto, os especialistas garantem que o nervosismo é o pior inimigo e que neste momento é importante ficar tranquilo e atento ao que foi ensinado. Confira 10 dicas fundamentais.

Leia – Especialistas de diferentes áreas da educação garantem que o momento de estudar passou. Para os últimos dias, o importante é fazer leituras mais leves, revisar o que já foi estudado e ficar atento ao que noticia os jornais.

Refaça as provas – Professores dizem que refazer as provas é um exercício importante para testar o conhecimento do candidato e, além disso, ajuda a refrescar a memória.

Durma e alimente-se bem – Manter a boa alimentação e dormir bem, também são essenciais. O sono é um fator importante e que pode atrapalhar o candidato. O professor Fábio Mantovaneli, destaca que é importante ter boas horas de sono para que o corpo e a mente estejam preparados para o exame.

Redação em primeiro lugar – A professora Ana Maria Bernardelli, frisa que a redação é a questão mais importante, devido a quantidade de pontos que o candidato pode atingir.

“Recomendamos que o candidato comece pela redação, deixe pronta e depois passe para as demais questões. Não é preciso passar a limpo, pode reservar uns minutos e fazer isso depois. É a única das áreas que o aluno pode atingir mil pontos e ela determina a pontuação”, explica.

A professora também destaca que para garantir a boa pontuação é importante seguir estas recomendações: “atenção na leitura dos texto; dominar a estrutura dissertativa; analisar as problemáticas e propor soluções dentro do controle da língua, dominando a gramática e a concordância”, frisa.

Saiba interpretar – Os especialistas garantem que a interpretação correta do que pede cada enunciado é determinante para que o candidato acerte a resposta, tanto para nas áreas humanas, quanto exatas. “O Enem é uma prova de muita leitura e interpretação”, reforça a professora.

Mantenha-se informado - Estar atento aos assuntos factuais faz a diferença e pode contribuir para o acerto em várias questões, incluindo redação, história e atualidade. “É importante estar atento aos temas nacionais e internacionais”, orienta a professora.

Atente-se às datas redondas - O professor Fábio Mantovaneli, destaca que é importante reforçar o que já foi estudado e ficar atento às datas que terminam com zero ou cinco.

“São datas como os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial; 70 anos do lançamento das bombas atômicas enviadas pelos americanos sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão; criação da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1945; 75 anos da oficialização do salário mínimo.

Reforce a argumentação – Segundo os especialistas, usar citações de filósofos como, Nicolau Maquiavel; Bertrand Arthur William Russel; Platão; Sócrates e Karl Heinrich Marx, enriquecem as argumentações.

Outra dica importante é revisar questões como a maioridade criminal; estruturas familiares e meio ambiente; as desigualdades no mundo; a tristeza da imigração, a fuga dos povos para a Europa em busca de ter uma vida melhor; acessibilidade, crise energética, instabilidade governamental, tributos e conteúdos aplicados no Ensino Médio.

Deixe as dúvidas para o final – Conforme os especialistas o candidato pode perder muito tempo com as questões que estão em dúvida. A dica é garantir os pontos respondendo primeiro os enunciados mais fáceis e depois se preocupar com os demais.

Controle a ansiedade e insegurança – Os especialistas garantem que nesta fase não há muito o que aprender para o exame e, de maneira geral, são unânimes em dizer que a dica mais interessante é manter a calma. Embora tenha estudado, o fator nervosismo atrapalha o desenvolvimento do candidato e fazer a pontuação despencar.

Enem 2015 -

As provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, serão realizadas nos dias 24. Os candidatos terão 4h30 para finalizar o exame. No dia 25 serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O candidato terá 5h30 para terminar o exame. Em ambos os dias, os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. O exame terá início às 13h30, obedecendo ao horário oficial de Brasília (DF).

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Idoso de 68 anos morre ao cair do 10° andar de prédio em Campo Grande
Queda de 5% no preço do gás de cozinha terá efeito mínimo
Mulher morre ao sofrer choque após colocar celular pra carregar
RJ: Carro desgovernado invade praia em Copacabana, atropela multidão e mata bebê
© Copyright 2012 . Portal Água Clara