Água Clara/MS . 19 de Abril de 2024

Entrevistas

12/04/2017 as 15h18 / Por (Hoje Mais)

Ex-Delegado em Água Clara, Dr. Ailton Pereira fala sobre criminalidade em Três Lagoas

Imprimir

Delegado SIG Ailton Pereira (Foto: Arquivo Hojemais)
Delegado SIG Ailton Pereira (Foto: Arquivo Hojemais)    

Números de furtos e roubos em Três Lagoas vêm chamando a atenção de toda população três-lagoense nestes últimos dias, e o delegado do SIG (Setor de Investigações Gerais), Ailton Pereira, alerta os moradores sobre os principais cuidados a serem tomados, e o que a polícia vem realizando para combater a criminalidade no município.

 

De acordo com Pereira, Três Lagoas cresce em ritmo acelerado e a população está aumentando também, e em consequência disto, outros fatores acompanham este crescimento. 

 

“Eu observo altos índices em relação a roubos e furtos. O descuido e a distração das vítimas, na maioria das vezes, são os principais fatores para o aumento destes tipos de crimes”, explicou.

 

Com a evolução da tecnologia, a sociedade mudou os hábitos. O delegado do SIG disse que, atualmente, as pessoas estão acostumadas a ficarem sentadas em frente ao portão de casa e até mesmo andando pelas ruas visualizando as redes sociais através de seus celulares, notebooks, tablets, enfim aparelhos que chamam muito a atenção dos criminosos que se aproveitam da distração das vítimas para praticar furtos, roubos, violências físicas ou até mesmo algo mais grave.

 

De acordo com o delegado, na maioria das vezes, esses crimes são registrados no período noturno. Isso porque o intuito dos bandidos é dificultar a visibilidade dos policiais. “Durante o dia também ocorre, mas é a noite que eles agem com muito mais frequência”, reforça. 

 

“A maioria dos roubos e furtos são cometidos por usuários de drogas, que subtraem produtos para vende-los e, então, alimentar o vício”, completou.

 

O delegado disse ainda que as polícias, Civil e Militar realizam força-tarefa para combaterem as “bocas de fumo”. “Diversas prisões são feitas semanalmente e o efetivo vem dando conta dos altos números de ocorrências na cidade”, afirmou Ailton Pereira.

 

O delegado está alertando também a população três lagoense para os crimes praticados nas residências. Conforme ele explica, esse tipo de delito também é muito praticado por bandidos na cidade. Ailton destacou sobre os cuidados que os moradores devem tomar ao se ausentarem de casa, e como os bandidos agem para identificar a casa onde irão praticar os crimes.

 

Antes de praticar os furtos em residências, os criminosos ficam atentos a informações que mostrem que a casa está sem ninguém, entre elas a luz da frente da casa acesa em plena luz do dia e jornal sem recolher. 

 

“A cidade está crescendo muito rapidamente e a população deve colaborar com a sua própria segurança, pois alguns comportamentos antigos ainda são praticados pelos moradores três-lagoenses”, destacou.

 

Um pequeno descuido ou uma simples distração por parte dos moradores podem contribuir para ação dos criminosos. Conforme explica o delegado, os crimes praticados nas residências são fatores que ocorrem devido à facilitação do próprio morador. Para ele, o primeiro passo para inibir este tipo de ocorrência é sempre que se ausentarem de seus imóveis solicitar a algum vizinho ou parente próximo para que olhem a casa até voltarem. Nem sempre isto é possível, mas um rádio ou um televisor ligado pode contribuir para inibir a ação dos criminosos.

 

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

 

O delegado alerta também as vítimas sobre a importância do registro do Boletim de Ocorrência (B.O). “Todas as vítimas de furtos ou roubos devem registrar a ocorrência, pois na maioria das vezes, durante o cumprimento de um mandado de busca ou diligência, os objetos extraídos pelos criminosos são encontrados, mas se não houver o registro de um Boletim de Ocorrência não conseguimos identificar as vítimas e devolver os objetos”, disse.

 

FAIXA ETÁRIA

 

A idade do infrator são fatores que preocupam e muito a segurança pública de Três Lagoas. 

 

Segundo o delegado, a faixa etária de crianças e adolescentes fazendo uso de entorpecentes são dados alarmantes que preocupam e muito a Segurança Pública.

 

Doutor Aílton disse ter se deparado com crianças de sete, oito anos de idade usando drogas. A polícia segue as leis do estatuto da criança e adolescente (ECA), e quando os menores infratores são apreendidos praticando atos ilícitos, o primeiro passo é lavrado um Boletim de Ocorrência (B.0) e depois todos são encaminhados ao Conselho Tutelar.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Com salários de até R$ 14 mil, Maracaju abre concurso com 250 vagas em 96 cargos
Motorista de aplicativo diz que idoso segurou porta do carro antes de chegar morto no banco
Helicóptero do Governo de MS cai com quatro servidores a bordo em Campo Grande
Homem morre esmagado por caminhão ao tentar abrir porteira de fazenda no Pantanal
Copyright 2012 . Portal gua Clara