Água Clara/MS . 19 de Abril de 2024

Entrevistas

18/12/2020 as 23h43 / Por Antonio Paulo Munhoz ()

Prefeita eleita Gerolina Alves concede entrevista ao PortalAC e fala sobre as perspectivas para 2021

Ela falou sobre a campanha, pressão, progresso político, equipe de trabalho e o futuro que planeja para Água Clara

Imprimir

Nenhuma descrição disponível.

Seguindo a série de entrevistas com os candidatos eleitos, chegou a hora de entrevistarmos a primeira prefeita da história de Água Clara, Gerolina da Silva Alves, eleita nessas eleições com 3.605 votos, o que corresponde a 42,25% do eleitorado. 

Gerolina é natural do município de Mirandópolis-SP, formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Três Lagoas. Mãe do Dr. Adriano da Silva Alves, Odontologista, filha de Manoel Messias da Silva e de Abdona Alves da Silva (In Memorian ). 

Na adolescência trabalhou em atividade rural como bóia fria, exerceu a função de faxineira  por 02 anos no Fórum da Comarca de Água Clara. Há 24 anos professora no município, já atuou como coordenadora pedagógica, foi a primeira diretora da Escola Municipal Márcia Cristina Fioratti Javarez, além de atuar como Secretaria Municipal de Educação de Água  Clara. 

Foi eleita para o cargo de vereadora nas eleições de 2016 com 518 votos, sendo a mais bem votada naquele pleito. A trajetória de Gerolina Alves é marcada pela personalidade de uma mulher humilde, porém, determinada, enfrentou com coragem todas as adversidades  que a vida lhe impôs e as superou com mérito. De bóia fria na adolescência até chegar a se tornar a primeira mulher eleita para ocupar o cargo de prefeita em Água Clara, fato que revela sua grandeza, força, coragem, determinação e capacidade de superação que só os grandes vencedores possuem.

Confira a entrevista

Portal AC: Qual foi o momento mais curioso ou inusitado que você passou durante a sua campanha?
Gerolina: Vivenciei momentos surpreendentes durante o período de campanha eleitoral, não propriamente situações e fatos “curiosos ou inusitados” no sentido de fora do comum, mas sim acontecimentos que me surpreenderam mostrando algumas particularidades dos sentimentos e desejos do povo que nem a metodologia de critérios estatísticos de pesquisas consegue identificar. O carinho das crianças foi algo marcante, no qual sentia o carinho e amor verdadeiro durante toda campanha. Por exemplo: Certo dia estava em uma caminhada por algumas ruas de determinado bairro e ao passar por uma residência fui surpreendida pelo entusiasmo de uma garotinha que me recepcionou de forma festiva, disse que queria muito me conhecer e me pediu para fazer ‘self’. A mãe  dela me relatou que a filha tinha muito carinho por mim e ela não sabia explicar tanto entusiasmo. 

Outro fato que me marcou muito foi durante uma carreata quando notei um rapaz conduzindo uma bicicleta, segurando o guidão com uma das mãos e a outra empunhando uma bandeira com minha fotografia. Ele se esforçou muito pedalando para acompanhar o veículo que nos levava do começo ao fim do percurso, me impressionou a disposição daquele rapaz, de forma voluntária para manifestar seu apoio a nossa campanha. 

Outra situação que me chamou muito a atenção foi outro homem que, de forma bem peculiar, fez um corte de cabelo destacando em relevo a letra “G”, como forma de manifestação de apoio à minha campanha, enfim, foram muitos episódios, alguns emocionantes, outros engraçados, mas todos simbolizaram demonstrações de apoio, carinho e confiança em meu nome, guardarei muitas boas lembranças de momentos memoráveis desta campanha vitoriosa.

Nenhuma descrição disponível.

Portal AC: Você ficará marcada na história de Água Clara por ser a primeira prefeita eleita do município. Qual é o sentimento que você encara esse desafio?
Gerolina:
Sinto-me duplamente honrada por esta eleição. Ser a primeira mulher eleita ao cargo de prefeita em Água Clara, este fato traduz não só a confiança do povo em minha capacidade e requisitos pessoais capazes de concretizar as propostas de renovação e ao novo modelo de gestão pública que propusemos em campanha, com mais transparência, ética, honestidade, responsabilidade e competência. Indica também que está ocorrendo uma transformação cultural no sentido de valorização e novas oportunidades às mulheres, rompendo o preconceito. Particularmente ainda acho que a mulher deva ocupar mais espaços não só na vida pública, como em cargos eletivos, mas também em todos os seguimentos empresariais, institucionais, em remunerações, direitos e deveres em todos os setores da sociedade. 

Quanto ao desafio nessa nova etapa de minha vida frente ao Poder Executivo de Água Clara, tenho sentimento de comprometimento em realizar uma administração marcante pela eficiência, respeito ao povo e zelo ao erário, de tal maneira que desejo sim entrar para a história do Município, mas por reconhecimento de mérito através de uma administração competente, do que propriamente pelo fato de ter sido a primeira mulher a ser eleita para ocupar o cargo de prefeita municipal.

Portal AC: Você conseguiu um grande progresso na vida pública: foi professora, secretária de educação, vereadora e agora será prefeita. A que você atribui esse sucesso?
Gerolina:
Confesso que até bem pouco tempo cito como marco inicial minha eleição para vereadora há quatro anos (minha estréia em campanha política eleitoral) nunca havia pensado, planejado ingressar na vida política. Através de política partidária  muitas pessoas me perguntam como surgiu essa “minha veia política” depois de me dedicar por 24 anos exclusivamente à profissão de educadora, eis que minha resposta se fundamenta na afirmativa de que a iniciativa de ingressar na vida pública não nasceu de minha vontade unilateral, mas sim, após muito refletir sobre o porquê de tantas pessoas experientes no campo político freqüentemente me convidaram a filiar a determinadas legendas partidárias e a concorrer aos cargos de vereadora, e até vice-prefeita em outras eleições, até então, recusei todos os convites que recebi. 

Acredito que dois fatores foram determinantes para meu ingresso a esta jornada política que já duram quatro anos e, graças a Deus bem sucedida. Há quatro anos fui eleita a vereadora mais bem votada com 518 votos e no exercício de mandato pautei minha atuação parlamentar nos mesmos princípios éticos que norteiam todos os setores de minha vida pessoal e profissional, dedicação, muito trabalho com seriedade, transparência e honestidade. Não mudei minha postura e valores depois de eleita, continuo sendo o que sempre fui, humilde, porém determinada, jamais assumi um compromisso de trabalho e não o conclui da melhor maneira que me fosse possível realizá-lo, pois sou verdadeira, autêntica em minhas relações familiares, sociais, de trabalho e na política também essa minha forma natural de ser certamente é um dos principais fatores que o povo tenha enxergado em mim, que talvez não os tenha identificado nos demais candidatos. O povo não agüenta mais ser enganado, deixado em segundo plano por outros interesses que não sejam prioritários à coletividade, a boa qualidade dos serviços públicos, a responsabilidade e zelo com a coisa pública.


Portal A: Como está sendo esse período de transição? Você acredita que o ‘Tupete’ deixará a prefeitura em boas condições para o seu início de mandato?
Gerolina:
O processo de transição não nos possibilita conhecer de todas e reais condições da estrutura administrativa da máquina municipal, consiste apenas em interar da condição necessária para a continuidade dos serviços essenciais que não podem ser paralisados por  troca de gestor, portanto, não disponho no momento de informações suficientes para afirmar as reais condições atuais do Poder Executivo, só terei elementos fáticos para conhecer da situação da prefeitura depois de assumir e realizar  minuciosa verificação e essa medida demanda tempo, até para priorizarmos as ações necessárias no inicio de meu mandato, mas se tomarmos por base a insatisfação da população e estado precário em que se encontram ruas, avenidas, equipamentos, prédios, veículos e maquinários, acredito que teremos muito trabalho para organizarmos a casa. 

Portal AC: Como está sendo lidar com tantos compromissos e decisões difíceis que um prefeito (a) deve tomar: escolha da equipe de trabalho, empregos, demissões, pressões, cobranças e etc?
Gerolina:
E não são poucas as cobranças e pressões antes mesmo de iniciar o exercício do mandato, apesar de provocar certo nível de desgaste físico e emocional, não me abalo, pois estou preparada para enfrentar tudo isso. Quando me decidi por concorrer ao cargo me predispus a enfrentar e resolver todos os problemas decorrentes que ele demanda, apesar de exaustivo estamos conseguindo adequar cada coisa ao seu tempo e forma dentro de nossas expectativas. 

Quanto aos critérios para escolha da equipe de secretários, estou analisando caso a caso, mas com alguns fatores em comum: capacidade técnica, confiabilidade e avaliação se o nome a ser escolhido tem o perfil que o cargo exige. Até agora defini alguns nomes  e todos eles foram bem recebidos pela maioria da população, pois constatei tal aprovação pelas manifestações populares nas redes sociais e pessoalmente pelos cumprimentos que tenho recebido parabenizando pelas escolhas que fiz.

Deixei por último a resposta do primeiro tópico da pergunta ao que se refere aos compromissos depois de eleita porque tenho boas notícias para a população de Água Clara, quero frisar que meu perfil na condição de gestora será bem semelhante à minha atuação como vereadora, uma “peregrina” em busca de recursos para nosso Município, onde quer que haja a possibilidade de buscarmos investimentos iremos atrás, seja através de emendas parlamentares, verbas dos governos estadual e federal, seja através de parcerias com a iniciativa privada. 

Nos primeiros dias após o encerramento das eleições, antes mesmo de receber minha diplomação, já fui à busca de recursos para Água Clara e estou muito feliz por ter conseguido o que nenhum outro prefeito conseguiu antes mesmo de iniciar o exercício de mandato. Conseguimos através do senador Nelson Trad a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões que serão investidos na realização da obra de urbanização para resolver o problema do buracão na Avenida Fernanda Valéria Conrado, este que se tornou um transtorno para a população em sucessivos mandatos de administradores anteriores que nunca conseguiram solucionar o problema, pretendo resolvê-lo. Conseguimos também vários recursos através de emendas parlamentares, são eles:

  • Beto Pereira: R$ 1 milhão  em parceria com Tereza Cristina mais R$ 500 mil quinhentos mil; 
  • Deputado federal Fábio Trad: R$ 1,200,00; 
  • Deputado federal Luiz Ovando: R$ 600 mil; 

Em menos de trinta dias conseguimos nesse curto espaço de tempo quase R$ 6 milhões que serão investidos em nosso município.

Portal AC: Quais serão suas prioridades como prefeita? O que a população pode esperar da sua administração?
Gerolina:
Temos em nosso plano de governo muitas prioridades, algumas emergenciais principalmente nas áreas de saúde, infraestrutura, saneamento básico, habitação e geração de empregos. Vamos incentivar através de políticas públicas a ampliação de nosso distrito industrial para atrair novos investimentos, novas indústrias e empresas impulsionando a criação de novas vagas de emprego.

A população pode esperar todo o meu empenho para fazer uma administração modelo, destaco a importância da participação e parceria do Poder Legislativo para atingirmos essas metas, a princípio ambiciosas, mas, certamente, com vontade e dedicação política de todos  será possível atingi-las.


Portal AC: Sabemos que não foi uma disputa fácil nas eleições contra os seus adversários. O que você considera ter sido o diferencial na sua campanha para conseguir a vitória?
Gerolina:
Realmente não foi uma disputa fácil, concorri com dois ex-prefeitos, um deles o atual que já está encerrando seu terceiro mandato, portanto, políticos experientes e ambos com estafes de campanha fortíssimo. Um teve o apoio do governador que representa a máquina estadual e o outro tentando a reeleição representando a máquina municipal, além de enfrentar concorrentes com grande poder aquisitivo, enfrentei as dificuldades de uma campanha modesta, sem muitos recursos financeiros, ciente dessa desvantagem material/financeira foquei minha estratégia de campanha centrada apenas como dito anteriormente em meus valores éticos e propostas sérias de renovação, transparência e comprometimento com a realização de um novo modelo de gestão que irá priorizar as necessidades e anseios da população e ao desenvolvimento de nosso Município. 

O povo de modo geral, em todos os seguimentos da sociedade, ansiava por mudanças da velha política, nossa cidade entrou em decadência de gestão nos últimos anos, muitos escândalos de corrupção, inoperância administrativa, deterioração na qualidade dos serviços públicos. Certamente está claro o forte desejo popular de renovação, felizmente consegui transmitir minha mensagem com credibilidade, conquistei a confiança da maioria do eleitorado que viu em meu nome a melhor opção que representa realmente renovação com competência e honestidade verdadeiramente ficha limpa.


Portal AC: Você já definiu os primeiros nomes para assumir as secretarias de Educação e Saúde. Quais estão sendo os seus critérios para a escolha dos secretários?
Gerolina:
Competência técnica, confiabilidade e adequação ao perfil que o cargo exige.

Portal AC: Para quem você dedica a sua vitória? 
Gerolina:
Esta vitória foi uma conquista do povo que quer renovação e um novo formato de gestão pública para o presente e futuro melhores para seus filhos, sua família e para o desenvolvimento do Município. Foi também uma conquista por méritos não só de minhas ações, mas conjunta de muitas pessoas que acreditaram, apoiram, abraçaram de corpo e alma a campanha e foram para as ruas, redes sociais divulgar nossas propostas. À minha família que não mediu sacrifícios, principalmente nos momentos de maior tensão, esteve incondicionalmente ao meu lado, apoiando, incentivando me dando forças para manter o ânimo em continuar lutando até o fim que culminou com a vitória.

Portal AC: Deixe suas considerações finais: 

"Quero como sempre e todos os dias faço agradecer a Deus em primeiro lugar por tudo que realiza em minha vida, é D’ele que vem toda minha energia, inspiração, equilíbrio e força para ser quem sou.

Obrigado a todos que integram o Portal Água Clara por esta oportunidade e espaço para falar com o seu público leitor.

Por fim, quero comunicar à população que testei positivo para Covid-19, estou bem, mas ainda em isolamento." 


RECADO IMPORTANTE PARA A POPULAÇÃO

"Quero reiterar a toda população que não descuide das medidas preventivas contra o Coronavírus, a pandemia não acabou, ao contrário, está mais perigosa e estamos passando por um momento crítico de aumento de casos de contágio e diminuição de leitos hospitalares, portanto, usem máscaras, álcool em gel, higienizem regularmente as mãos, evitem aglomerações, vamos respeitar rigorosamente todas as orientações de prevenção sanitária". - Gerolina Alves, Prefeita eleita em Água Clara. 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Com salários de até R$ 14 mil, Maracaju abre concurso com 250 vagas em 96 cargos
Motorista de aplicativo diz que idoso segurou porta do carro antes de chegar morto no banco
Helicóptero do Governo de MS cai com quatro servidores a bordo em Campo Grande
Homem morre esmagado por caminhão ao tentar abrir porteira de fazenda no Pantanal
Copyright 2012 . Portal gua Clara