[PLANTÃO DE NOTÍCIAS]
Água Clara/MS . 19 de Agosto de 2018
notícias : Esporte

11/06/2018 as 10h20 / Por (Correio24horas)

Vai ter folga no trabalho? Dia de jogo da Copa não é feriado e falta pode ser punida

Imprimir
Getty Images -
- Ocultar Galeria

A Copa do Mundo está chegando. A menos de uma semana do primeiro jogo do Brasil (17/6), tem muita gente que deve estar se perguntando - ou até já procurou saber junto ao chefe - se vai rolar aquela folguinha no dia do jogo da Seleção canarinho. 

Pela lei, a empresa não tem obrigação de liberar o funcionário: apesar de o País parar para assistir as partidas, os jogos da Seleção não estão no calendário de feriados nacionais. Na prática, porém, se dá um drible na lei e, em tabela com os trabalhadores, as empresas podem montar um esquema e formalizar um acordo com os seus funcionários em dias de jogo do Brasil. É gooool! 

PODE ISSO, ARNALDO? 

A decisão é da empresa: Já que dia de jogo não feriado, não existe uma regra que obrigue a empresa a liberar o funcionário em dias de jogo de Copa do Mundo. 

Acordo:  A negociação é livre e vai de caso a caso.  A empresa pode montar um esquema diferenciado de funcionamento e uma escala de compensações das horas que não foram trabalhadas por conta do jogos. Todo planejamento é feito baseado nas necessidades da empresa.  

Falta grave:  Caso a empresa e seus funcionários não entrem em acordo, o dia de jogo do Brasil na Copa será considerado um dia normal de trabalho. Por isso a empresa pode punir o funcionário por qualquer falta ou atraso.  Não marque bobeira:  a ausência não justificada acarreta em descontos nos vencimentos do trabalhador.   

Compensação:  De acordo com a flexibilização das leis trabalhistas, em vigor desde o ano passado,  quando a negociação é feita diretamente com o patrão por meio de um acordo individual, a compensação das horas extras deve ser feita em no máximo de seis meses. Caso seja feita por meio de uma convenção coletiva, esse prazo passa para um ano. 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Homem tranca mulher e filhos em casa, tenta incendiar o local e acaba preso em MS
Tite convoca a seleção com Lucas Paquetá, do Flamengo, e Pedro, do Fluminense
Justiça Eleitoral proíbe queima de fogos em campanhas em duas cidades do MS
Adolescente agride a própria mãe com socos e a ameaça de morte com faca na capital
© Copyright 2012 . Portal Água Clara