Água Clara/MS . 20 de Abril de 2024

notícias : Esporte

20/07/2018 as 09h27 / Por (Globo Esporte)

Palmeiras recorre ao STJD para impugnar final do Paulistão, vencida pelo Corinthians

Imprimir
  • - Jogadores cercam o árbitro Marcelo Aparecido de Souza na final de 8 de abril (Foto: Marcos Ribolli)
- Ocultar Galeria

Continua a saga do Palmeiras para tentar impugnar a final do Campeonato Paulista, perdida para o Corinthians em 8 de abril: no início da noite desta quinta-feira, o Verdão entrou com um novo pedido, agora no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), no Rio de Janeiro.

Na segunda passada, 35 dias depois de bater o martelo, o TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo) tinha publicado o acórdão da decisão rejeitando a demanda alviverde, o que abriu caminho para o clube recorrer à instância superior.

No recurso atual, o Palmeiras insiste que não houve prescrição para a entrada do pedido de impugnação – na primeira decisão, o presidente do TJD, Antonio Olim, indicou que o prazo de 48 horas após o jogo não tinha sido cumprido, decisão ratificada pelo Pleno do tribunal estadual.

O clube alega ter feito o pedido de impugnação da partida juntamente com o de abertura de inquérito, dentro das 48 horas estipuladas pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Além disso, o Palmeiras quer que o STJD processe e julgue o caso até o fim – o mérto da questão, e não apenas a polêmica do prazo –, sem devolvê-lo para a primeira instância, o TJD-SP.

– O Palmeiras apresentou seu recurso ao STJD e está solicitando que esse tribunal traga para si a competência para resolver o caso. Temos certeza que nessa instância teremos um julgamento imparcial – disse o diretor jurídico do clube, Alexandre Zanotta.

Relembre o caso
Para tentar provar interferência externa na anulação da marcação do pênalti de Ralf em Dudu, no segundo tempo do jogo de volta da final – vencido no tempo normal por 1 a 0 e também nos pênaltis pelos corintianos –, a diretoria do Palmeiras contratou uma empresa de investigação. Depois disso, o clube protocolou no TJD um documento de cerca de 100 páginas com o pedido de impugnação da partida.

O Palmeiras questiona a atuação de Dionísio Roberto Domingos, diretor de arbitragem da Federação Paulista de Futebol, e de Márcio Verri Brandão, membro da equipe de arbitragem da entidade paulista, dentro de campo da arena alviverde no momento da marcação da penalidade. Após confusão que parou o jogo por cerca de oito minutos, o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza voltou atrás na decisão e optou pela marcação de escanteio – veja detalhes da polêmica em campo e nos tribunais no gráfico abaixo.

Desde a final estadual, Palmeiras e Federação Paulista de Futebol vivem momentos turbulentos nos bastidores. O clube rompeu com a entidade e não mandou representantes para a festa de encerramento do Paulistão. Durante o período, o TJD puniu o presidente Maurício Galiotte e o diretor jurídico Alexandre Zanotta por críticas ao torneio e ao tribunal.

Recentemente, Galiotte e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, estiveram no mesmo voo que levou dirigentes para o Paraguai para o sorteio das oitavas de final da Libertadores. No hotel localizado na cidade de Luque, ambos evitaram contato quando frequentaram o mesmo ambiente.

 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Preparada em MS, carga de maconha misturada com alfafa é apreendida no PR
Mulher armada com faca invade casa de idosa em MS e mata galinhas de estimação
O que acontece com a dívida de empréstimo de quem morre? Saiba se herdeiros devem pagar
BR-262 e mais sete rodovias federais de MS deverão ter pontos de descanso a partir de 2025
Copyright 2012 . Portal gua Clara