Água Clara/MS . 16 de Abril de 2024

notícias : Esporte

21/05/2019 as 08h52 / Por Performa Comunicação ()

Apoiado pela Suzano, projeto Judô Cidadão beneficia 100 jovens em Três Lagoas

Imprimir
  • Divulgação -
- Ocultar Galeria

A Suzano apoia pelo segundo ano consecutivo o projeto Judô Cidadão, que beneficia 100 jovens em Três Lagoas (MS). A iniciativa busca garantir o direito ao esporte seguro e inclusivo para crianças e adolescentes, muitos em situação de vulnerabilidade e sem condições financeiras para a prática do esporte.

O projeto reúne alunos com idades entre 4 e 20 anos, entre eles jovens com deficiência visual, autistas e hiperativos. Além da prática esportiva, eles participam de palestras educacionais e têm acompanhamento de uma psicóloga.

“O treinamento no judô traz ganhos que vão além da adoção de hábitos saudáveis, gerando inclusão, mais socialização e fortalecimento da autoestima. É gratificante perceber a melhoria na qualidade de vida dos jovens”, afirma Evânia Lopes, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

A prática da arte marcial valoriza a disciplina e melhoria na habilidade para convívio e inclusão social, focando em valores como respeito, cortesia, lealdade e sentimento de fraternidade. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira na sede da Associação Três-lagoense de Judô, em períodos diferentes das aulas escolares.

“Quase todos os participantes tiveram o primeiro contato com o judô no projeto. Desde o ano passado, acompanhamos a evolução dos jovens e seu amadurecimento, não só como atletas, mas como cidadãos. O suporte da Suzano é fundamental para a compra de uniformes, materiais, acessórios, custeio de viagens para competições e alimentação”, comenta o presidente da Associação Três-lagoense de Judô, Roberto Daniel de Oliveira. 

Medalhas

O envolvimento e esforço dos atletas também têm sido recompensados com bons resultados em competições importantes. Seis atletas do Judô Cidadão participaram da etapa regional do campeonato brasileiro, realizada em abril em Rondônia, e todos tiveram motivos para comemorar, com cinco premiações, um recorde para Três Lagoas.

Foram duas medalhas de prata (Lis Fernanda Rosendo, na categoria sub-18 meio-pesado, e Erika Rebeca de Souza, na sênior pesado) e três de bronze (Jeniffer Kauani de Souza, na sub-18 superligeiro; Roger Eduardo dos Reis, na sub-13 meio-pesado; e José Pablo Quevedo, na sênior meio-pesado), além de um quinto lugar de Maria Eduarda dos Santos, na sub-13 meio-pesado, resultado bastante festejado, já que a atleta começou a treinar há apenas três meses.

A expectativa agora é pela participação de Erika e Lis na fase final do campeonato brasileiro, já que a atual posição delas no ranking garante a vaga na competição, que será realizada no segundo semestre deste ano, na Bahia.

“Estou confiante e vou buscar essa vaga. Já lutava antes de participar do projeto, mas tem sido muito bom conviver com outros atletas, fazer amizades e poder ajudar quem está começando. O judô é um esporte que traz bastante disciplina e essa oportunidade dada pelo projeto é importante para levar os jovens da nossa comunidade a seguirem um caminho melhor”, conta Lis.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Homem morre afogado ao cair em rio durante pescaria com a esposa em MS
Polícia apreende 850 kg de carne imprópria para consumo em MS; comerciante foi preso em flagrante
Em Ribas do Rio Pardo, mulher é baleada no olho em atentado que atingiu quatro pessoas
Casal é preso em MS por decapitar jovem e jogar cabeça em rio
Copyright 2012 . Portal gua Clara