Água Clara/MS . 25 de Abril de 2024

notícias : Notícias

19/09/2017 as 08h42 / Por (Perfil News)

Justiça Federal concede liminar que permite tratamento para 'cura gay'

Imprimir
  • - Desde 1990 a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. VEJA.com/VEJA.com)
- Ocultar Galeria

A Justiça Federal do Distrito Federal concedeu uma liminar para que psicólogos possam tratar gays e lésbicas como doentes e realizar terapias para "reversão sexual" sem que o profissional sofra qualquer tipo de censura por parte do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Esse tipo de tratamento é proibido por meio de uma resolução editada pelo CFP em 1999, já que desde 1990 a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O órgão vai recorrer em relação a decisão.

A decisão foi tomada pelo juiz Waldemar Cláudio de Carvalho e, nela, o magistrado acata parcialmente o pedido de liminar da ação popular que requeria a suspensão da resolução 01/1999, na qual são estabelecidas as normas de condutas dos psicólogos no tratamento de questões envolvendo orientação sexual. Apesar de manter a resolução, o juiz determinou que o CFP não poderá impedir os psicólogos de promoverem estudos ou atendimentos profissionais, de forma reservada, pertinente à reorientação sexual, sem qualquer possibilidade de censura ou necessidade de licença prévia.

OPINIÃO PROFISSIONAL

A psicóloga Janaina Catolino revelou que a princípio imaginou se tratar de uma notícia falsa ou até mesmo uma "brincadeira de muito mal gosto, inclusive. Porém, ao pesquisar mais, vi que a informação era real. A sensação que tive é que retrocedemos há alguns séculos, numa espécie de inquisição. Como psicóloga, repudio essa decisão. E acredito que todo profissional sério, com suas atitudes e atendimentos pautados na ética, também seja contrário", projetou.

A psicóloga ainda afirmou que certamente a comunidade LGBT sofrerá ainda mais preconceito devido a liminar. "Já não bastasse sofrerem com todo preconceito e violência que os cercam, agora terão que passar pela situação de serem rotulados como doentes e, além de tudo, sofrerem com a pressão de familiares para que procurem tratamento. O papel da psicologia é acolher, escutar e orientar e jamais reprimir; e o profissional que trata a homossexualidade como doença, não pode ser levado a sério. O que precisa ser curado é o preconceito e a ignorância", finalizou.

CONSELHO

O Conselho Federal de Psicologia (CEP) considera essa decisão um retrocesso sem precedentes. O juiz mantém a resolução em vigor, mas descaracteriza o princípio ético da resolução. Mais do que isso. Ele pede que o Conselho interprete a resolução de outra forma. Mas somente a Psicologia pode dizer como devemos interpretar uma resolução e não o Direito. Da forma como foi colocado, abre um precedente perigoso.

Ainda de acordo com o órgão, essa resolução foi elaborada pela própria categoria e serve como embasamento para julgamentos de práticas profissionais consideradas antiéticas. "A resolução tem servido como garantia de direitos da população LGBT. Ela é referência mundial e está traduzida em três línguas. Vamos recorrer até a última instância, se for necessário", disse o Conselho.

CURA GAY

A decisão da Justiça Federal permite algo que um PDC (Projeto de Decreto Legislativo) pretendia conseguir. Em 2011, o deputado federal do PSDB de Goiás, João Campos, protocolou na Câmara dos Deputados um PDC para suspender a resolução do Conselho Federal de Psicologia, o que ficou conhecido como projeto da "Cura Gay".

Dois anos depois e sob muitos protestos, o projeto foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, mas 15 dias depois o próprio autor fez um requerimento pedindo o cancelamento da tramitação de sua proposta. O PSOL, do deputado federal Jean Wyllys, pede mais do que o arquivamento da proposta: quer que ela não possa ser reapresentada. Dois dias depois, um novo projeto de suspensão da resolução foi apresentado, mas foi rejeitado imediatamente.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara