[PLANTÃO DE NOTÍCIAS]
CLIQUE PARA FECHAR
Água Clara/MS . 19 de Setembro de 2018
notícias : Notícias

05/02/2018 as 10h19 / Por (Midiamax)

Superpopulação e ameaça a lavouras: caça do Javali é liberada, com critérios

Imprimir
Foto: reprodução/web -
- Ocultar Galeria

Devido à grande repercussão da prisão de dois caçadores, no último sábado (3), por porte ilegal de armas, enquanto caçavam Javalis, em Nova Alvorada do Sul, a reportagem do Jornal Midiamax procurou saber dos órgãos ambientais, nesta segunda-feira (5), se a caça do animal é permitida e em quais condições ela pode ocorrer.

Conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental), a caça do javali é permitida, pois o animal é considerado nocivo, por ser uma espécie exótica que traz grandes prejuízos às lavouras no estado.

Entretanto, conforme a PMA, são necessários alguns procedimentos antes de ir à caça do animal, como por exemplo, ter autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para isso.

A PMA ainda informou que é necessário utilizar armamento que minimize o sofrimento do animal, isto é, armas que o derrubem de uma só vez, como um calibre 12, por exemplo, devidamente registrada e documentada.

Segundo o Ibama, o caçador tem de realizar três procedimentos básicos para proceder o abate do animal de maneira legal, são eles: efetuar cadastro junto órgão ambiental, requisitar uma declaração de manejo, que funciona como uma espécie de aviso prévio, além de apresentar um relatório de bate a cada três meses.

Conforme o Ibama, nesse relatório trimestral, o caçador deve informar quantos animais foram avistados, quantos foram abatidos e qual tipo de armamento utilizado.

Ainda segundo o órgão ambiental, é necessário que os caçadores tenham em mãos a permissão para realizar a caça, caso haja fiscalização de outros órgãos, como a PMA.

Mais informações sobre o manejo do animal, podem ser encontradas no site do Ibama, clicando aqui.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Operação contra tráfico de drogas prende quatro policiais em MS
Em MS, supermercado vende carne estragada pela 2ª vez e dono é levado para delegacia
Pai esfaqueado por filho de 16 anos em MS morre seis dias depois em hospital
Acidente entre caminhão e camionete deixa um morto em rodovia de MS nesta manhã
© Copyright 2012 . Portal Água Clara