Água Clara/MS . 24 de Abril de 2024

notícias : Notícias

22/02/2018 as 10h01 / Por (JPNews)

Três Lagoas terá usina de energia fotovoltaica

Imprimir
  • - Em Três Lagoas, o processo para instalação da usina já foi iniciado - Foto: Arquivo/JPNEWS
- Ocultar Galeria

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) vai instalar neste ano duas usinas fotovoltaicas nos campi de Três Lagoas e Campo Grande. O objetivo é gerar energia limpa, fazer economia para investir em outros itens de custeio e sensibilizar os estudantes sobre a importância da eficiência energética.

A ordem de serviço para implantar a usina de energia solar na unidade da Capital foi assinada nesta semana pela diretora-geral do campus, Rosane Fernández Garcia, o professor de Eletrotécnica e fiscal do contrato David Quinelato, e o representante da empresa responsável pela instalação, Marcelo Orrico.

Em Três Lagoas, o processo para instalação do mesmo modelo de usina já foi iniciado. A ordem de serviço foi assinada em 27 de novembro do ano passado. “Como o campus é menor se comparado ao da Capital, gastamos menos energia. A previsão é de uma economia em um terço da conta. Nossa usina beira a potência máxima, será uma das maiores do Estado”, apontou o professor de Eletrotécnica Murilo Frigo, fiscal do contrato no Campus Três Lagoas.

De acordo com o projeto, serão instaladas 215 placas no telhado do campus, e 45 no solo - também para fins didáticos. A previsão é que até o final do primeiro semestre a montagem seja concluída.

A previsão é que o projeto de Campo Grande seja executado em até dez meses. O investimento da usina é de cerca de R$ 470 mil.

 A ação faz parte do projeto IFSOLAR, elaborado pelo Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS), e conta com a participação de diversos Institutos Federais que aderiram à licitação, incluindo o IFMS.

Para o professor de Eletrotécnica, Murilo Frigo, o IFMS tem papel importante na expansão da energia solar em Mato Grosso do Sul. “De acordo com estudos, a expansão desse tipo de energia tem quatro principais barreiras. O IFMS está contribuindo para diminuir duas – prestando informação à sociedade e formando profissionais da área”.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher dá à luz, ex tenta saber se filho é seu e acaba esfaqueado pelo atual dela em MS
Secretaria de Meio Ambiente desenvolve horta do "Projeto Cultivando o Futuro" no Centro Juvenil
Galo estava de "guarda" em residência quando atacou idosa em MS
Piscineiro passa mal durante trabalho e morre afogado em MS
Copyright 2012 . Portal gua Clara