Água Clara/MS . 19 de Março de 2024

notícias : Notícias

20/03/2018 as 10h23 / Por (G1 MS)

Menino leva choque de alta-tensão ao soltar soltar pipa com fio de cerca elétrica em MS

Imprimir
  • - Menino está internado na ala vermelha da Santa Casa após descarga elétrica (Foto: Danúbia Rolon/Arquivo Pessoal)
- Ocultar Galeria

Um menino de 11 anos levou um choque ao soltar pipa no bairro Ramez Tebet, em Campo Grande. Ele está internado desde a última sexta-feira (16), na ala vermelha da Santa Casa. O Corpo de Bombeiros é quem fez o socorro e constatou que a vítima estava com uma linha de cerca elétrica na mão e a encostou na alta-tensão, levando queimaduras de 1° e 3° grau.

"Houve um estouro e ele caiu no chão. Meu filho estava descalço, então atingiu os pés e outras partes do corpo. Nós temos o costume de ficar em frente de casa e ele solta pipa aqui e no entorno, justamente o que ocorreu na sexta. Ele saiu e voltou para pegar a pipa, mesmo eu brigando para ele ficar aqui perto da gente. O irmão dele estava junto e eu não vi o momento em que eles pegaram esse fio de arame", comentou ao G1 a dona de casa Danúbia Cristiane Marques Rolon, de 34 anos.

Quando aconteceu, um vizinho percebeu que o menino estava enrolando a língua, ainda de acordo com a mãe. "Eu gritei desesperada, pensando que ele não iria sobreviver. O vizinho então ajudou e as pessoas chamaram o Corpo de Bombeiros e o Samu [Serviço de Atendimento Médico de Urgência]. Um deles que fez o socorro me disse que era um milagre ele sobreviver a alta tensão e que eu poderia marcar a data do nascimento dele novamente", relembrou Rolon.

Menino de 11 anos teve ferimentos em diversas partes do corpo após choque (Foto: Danúbia Rolon/Arquivo Pessoal)
Menino de 11 anos teve ferimentos em diversas partes do corpo após choque
(Foto: Danúbia Rolon/Arquivo Pessoal)

A família recebeu orientações para hidratar bastante a criança. Os pais estão desempregados e, por isso, pedem doações de produtos como água de coco, leite e bolachas.

Conforme a assessoria de imprensa da Santa Casa, o menino teve queimaduras de 1ºgrau no nariz. Já o lado esquerdo do tórax, além das mãos, pés e braço direito foram de 2° e 3° grau. A criança está sendo monitorado pela equipe de cirurgia plástica do hospital, está consciente e fazendo uso de antibióticos.

Orientações
A concessionária de energia elétrica do estado - Energisa - ressalta que o nível da voltagem (tensão) na rua onde ocorreu o fato é de 13.800 volts e que a orientação é que as crianças soltem pipa em locais abertos e afastados da rede elétrica. Além disso, jamais devem usar fios metálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, nunca tentar resgatá-la.

A Energisa reforça ainda que, quanto maior a tensão, maior é o risco de choque elétrico, e pede para que a população não se aproxime dos fios e cabos condutores de energia, considerando sempre que podem estar energizados.

 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Vitima de afogamento é encontrado as margens do Rio Verde
Receita Federal emite alerta para golpe com aplicativos falsos
"Grávida por 5 décadas": paciente em MS descobre feto mumificado há 56 anos no útero
Shopping Três Lagoas recebe maior parque inflável da América Latina
Copyright 2012 . Portal gua Clara