Água Clara/MS . 19 de Março de 2024

notícias : Notícias

20/03/2018 as 10h27 / Por (TV Morena)

Pesquisadores descobrem espécies de animais em lugares pouco conhecidos de MS

Imprimir
  • - Serra do Amolar é uma parte pouco conhecida do Pantanal (Foto: Reprodução/TV Morena)
- Ocultar Galeria

Com a ajuda de projetos e estudos, pesquisadores estão cada vez mais descobrindo novas espécies de animais em lugares pouco conhecidos na região pantaneira de Mato Grosso do Sul. Na Serra do Amolar, pedaço do Pantanal pouco conhecido, um grupo de pesquisadores encontrou um Meia Lua do Cerrado, pássaro somente encontrado em outros estados, até então.

De acordo com a bióloga Maristela Benites, especialista em aves, é muito importante estudar os diversos biomas que se encontram com o Pantanal, pois são áreas necessárias para levantamentos científicos. "Nossa expectativa é encontrar outras espécies que nós não temos registros hoje no Brasil, mas que têm ocorrência na Bolívia. Então, essa região do Pantanal e da Serra do Amolar é fronteiriça à Bolívia", afirmou a bióloga.

A expedição dos pesquisadores faz parte do Projeto de Rede da Proteção e Conservação da Serra do Amolar, mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro em parceria com outras organizações. O principal objetivo dos profissionais é estudar o bioma e, em meio aos grandes impactos ambientais, preservar a região.

Além de conhecer e catalogar a biodiversidade da Serra do Amolar, o projeto de monitoramento pretende unir as comunidades ribeirinhas a este conhecimento para que juntos possam lutar pela preservação do patrimônio.

"Nós temos nessa região, também, as comunidades ribeirinhas que atuam nesse espaço e têm uma relação com o ambiente e como que isso pode ser tratado. Com educação ambiental, com respeito à natureza. E como transformar esse conhecimento que a gente vêm adquirindo em torno desse monitoramento da biodiversidade? Como transformar esse conhecimento em uma linguagem acessível à comunidade? Então, a importância da ciência cidadã nesse processo", explicou Simone Mamede, bióloga especialista em educação ambiental.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Vitima de afogamento é encontrado as margens do Rio Verde
Receita Federal emite alerta para golpe com aplicativos falsos
"Grávida por 5 décadas": paciente em MS descobre feto mumificado há 56 anos no útero
Shopping Três Lagoas recebe maior parque inflável da América Latina
Copyright 2012 . Portal gua Clara