Água Clara/MS . 28 de Março de 2024

notícias : Notícias

20/04/2018 as 07h30 / Por (Hoje Mais)

Carne de capivara é vendida ilegalmente nas redes sociais em Três Lagoas

Imprimir
  • (Foto: Reprodução) -
- Ocultar Galeria

O anúncio de venda de carne de animais silvestres em páginas de classificados nas redes sociais tem chamado à atenção em Três Lagoas.

A publicação realizada por um perfil no facebook anuncia a venda de carnes de paca, capivara e javali, o que dê acordo com a lei 9.605, configura crime ambiental, com pena de detenção de seis meses a um ano.

"Vendo sob encomenda, carne de paca, capivara e javali. Entrego em Três Lagoas e Castilho"- diz o anúncio.

O Hojemais entrou em contato com o suposto proprietário da página, que afirma vender a carne por R$ 45, o quilo.

A equipe de reportagem foi até a sede da Polícia Militar Ambiental e conversou com o Subtenente Vianez, que explicou que a venda de carnes de animais exóticos e silvestres é possível somente em casos excepcionais.

Segundo ele, existe a comercialização destes tipos de carnes de forma inspecionadas, porém só pode ser feita por criadores autorizados por órgãos ambientais competentes. 

O subtenente ainda explica que no caso do javali, considerado animal exótico, existe a possibilidade de liberação de sua caça por parte dos órgãos ambientais em caso de praga em determinada região, porém o seu consumo é restrito devido à inspeção sanitária.

Quanto à denúncia, a Polícia Militar Ambiental acompanha o caso, porém avisa que até o momento não houve registro da ocorrência por falta de dados.

“Não é comum à venda destes tipos de carnes pelas redes sociais. Já recebemos denúncias de venda de animais vivos pela internet. Muitas vezes ao verificar acabamos nos deparando com anúncios falsos”- destaca.

Conforme relata, a Polícia Militar Ambiental não descarta a possibilidade de que as pessoas utilizam perfis falsos, ou seja, páginas “fakes” para comercializar a carne e dificultar o trabalho de identificação.

“As pessoas que praticam este crime fazem seus anúncios de venda, e quando vamos verificar já apagaram os posts”- finaliza.

Qualquer denúncia pode ser repassada pelo telefone: (67) 3929-1360

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Tem carteira de habilitação C, D e E? Prazo para regularizar exame toxicológico acaba no domingo
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas na BR-262
Suzano e Senai abrem inscrições para curso de Operador (a) de Máquinas Florestais em Água Clara
Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262 por pedestres
Copyright 2012 . Portal gua Clara