Água Clara/MS . 19 de Abril de 2024

notícias : Notícias

14/08/2018 as 08h34 / Por (Correio do Estado)

Em Campo Grande, boliviano diz ter sido o inventor do árbitro de vídeo e quer indenização

Imprimir
  • - Fernando Rivero mostra o seu projeto, divulgado na Bolívia em 2005 - Foto: Jones Mário / Correio do Estado
- Ocultar Galeria

O boliviano Fernando Méndez Rivero, 62 anos, percorre a América do Sul a fim de provar que inventou, em 2005, o árbitro assistente de vídeo, popularizado como VAR (Video Assistant Referee, na sigla em inglês) após sua utilização na Copa do Mundo da Rússia. O engenheiro civil detalhou sua criação durante passagem por Campo Grande. Ele pede 500 mil dólares (aproximadamente R$ 2 milhões) de indenização para cada associação esportiva que colocou a tecnologia em prática.

Rivero alega que teve a ideia depois de uma decisão de campeonato entre dois arquirrivais de Santa Cruz de la Sierra, em 2004. Seu clube de coração e pelo qual jogou na década de 1970, o Oriente Petrolero, perdeu o título após sofrer um gol do Blooming nos minutos finais da partida. Segundo o engenheiro, o tento se originou de uma jogada irregular.

“Fiquei indignado e, como o engenheiro deve trabalhar por melhorias na sociedade, comecei a pensar neste projeto. Levei um ano para finalizar”, conta. Rivero diz que utilizou programas de computador para desenvolver o sistema. Algumas páginas do “dossiê” que o boliviano hoje carrega consigo mostram desenhos similares ao esquema adotado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Com salários de até R$ 14 mil, Maracaju abre concurso com 250 vagas em 96 cargos
Motorista de aplicativo diz que idoso segurou porta do carro antes de chegar morto no banco
Helicóptero do Governo de MS cai com quatro servidores a bordo em Campo Grande
Homem morre esmagado por caminhão ao tentar abrir porteira de fazenda no Pantanal
Copyright 2012 . Portal gua Clara