Água Clara/MS . 26 de Abril de 2024

notícias : Notícias

14/08/2018 as 10h37 / Por (G1 )

Após perder gêmeos e quíntuplos, jovem faz tratamento e realiza sonho de ser mãe

Imprimir
  • - Após perder gêmeos e quíntuplos, jovem faz tratamento e realiza sonho de ser mãe (Foto: Arquivo pessoal)
- Ocultar Galeria

Após perder sete filhos de gestações múltiplas naturais - primeiro de gêmeos e depois de quíntuplos - a técnica em enfermagem Carla Divina Faria de Oliveira, de 24 anos, conseguiu realizar o sonho de ter um bebê. Depois de submeter-se a um tratamento especializado, a jovem, que mora em Nerópolis, na Região Metropolitana de Goiânia, deu à luz uma menina, que foi batizada como Lavínia.

 

"O medo é aceitável depois de tudo que passei. Mas a fé foi maior", disse, emocionada.

 

A recém-nascida completa exatamente um mês nesta segunda-feira (13). Ela nasceu em Goiânia pesando 3 kg e medindo 47 centímetros. "Na hora que ele [médico] me mostrou a minha filha, eu desabei em choro. Foi uma surpresa muito grande”, recorda.

Diferente das outras gestações, desta vez, Carla preferiu manter a notícias somente entre parentes e pessoas mais próximas. No entanto, a ansiedade permaneceu grande. Tanto que ela chegou a ir à maternidade por quatro vezes antes do parto devido a "alarmes falsos".

Atualmente, mãe e filha estão bem. Depois de um período triste, em que a esperança de ser mãe acabava após cada parto, a jovem comemora ver sua filha saudável e se emociona.

"Acho que se Deus colocou essa vontade no meu coração, de ser mãe, um dia ele ia realizar. Choro de alegria, de gratificação, porque eu consegui. Um sonho que deu certo”, afirma.

Tratamento
Carla foi diagnosticada com Incompetência Istmo Cervical (IIC), um problema no qual o útero não tem a capacidade de suportar o peso da gravidez. Ela chegou a fazer uma rifa para realizar um tratamento em São Paulo, mas encontrou um profissional em Goiânia que também realizava o procedimento.

A cirurgia, chamada Cerclagem de Shiródka, é indicada justamente para mulheres que já perderam filhos após a gestação e fizeram a operação simples. Ela já havia realizado uma operação semelhante, mas na modalidade simples.

O IIC não é considerado raro e atinge ao menos 1% das grávidas. Segundo o médico, é alto o índice de mulheres que conseguem manter a gestação após o procedimento.

Carla durante a gestação de quíntuplos: todos os bebês morreram após o parto (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Carla durante a gestação de quíntuplos: todos os bebês morreram após o parto (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Partos
Em fevereiro de 2016, Carla estava grávida de gêmeos, mas os bebês morreram logo após o parto. Pouco mais de um ano depois, ela voltou engravidar, desta vez de quíntuplos e naturalmente.

De acordo com uma das teorias mais tradicionais para se calcular a probabilidade de nascimentos múltiplos, conhecida como "Lei de Hellin", a chance de nascerem quíntuplos a partir de gestações naturais é de 1 a cada 65.610.000 de nascimentos.

Em abril de 2017, quando estava na 23ª semana de gestação, ela deu à luz. Primeiro nasceram três dos quíntuplos de parto normal. Em seguida, foi necessária a realização de uma cesárea para tirar os outros dois.

Pouco tempo depois, uma das meninas morreu. Enquanto a família ainda buscava a transferência dos demais para UTIs Pediátricas, o menino também não resistiu. Assim, as outras três meninas chegaram a ser transferidas de hospital para receber os devidos cuidados, mas também morreram.

Após perder os bebês, Carla doou para futuras mães as quase 4 mil fraldas que ganhou por meio de doações. Segundo a família, metade foi doada para uma instituição religiosa e cerca de 2 mil foram divididas entre 8 gestantes.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara