Água Clara/MS . 19 de Abril de 2024

notícias : Notícias

17/08/2018 as 10h50 / Por (Midiamax)

Justiça Eleitoral proíbe queima de fogos em campanhas em duas cidades do MS

Imprimir
  • Foto: Ilustrativa - Partidos podem ter eventos cancelados por uso de fogos, diz juiz
- Ocultar Galeria

O juiz eleitoral da 49ª Zona Eleitoral, Luciano Pedro Beladelli, publicou uma portaria nesta sexta-feira (17) proibindo a queima de fogos de artifício de qualquer tipo em qualquer evento de cunho eleitoral e político no município de Anastácio e também em Dois Irmãos do Buriti.

A restrição vale para reuniões, comícios, carreatas, caminhadas e passeatas realizadas em propriedades particulares assim como em espaços públicos, como ruas, avenidas e praças, até o dia 7 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições.

O juiz abriu uma exceção para que, a partir das 18h do dia do primeiro turno, os partidários dos candidatos vitoriosos possam efetuar a queima de fogos em reunião política de comemoração, desde que até às 22h e que o evento seja comunicado previamente à Polícia Militar.

As regras para Anastácio e Dois Irmãos do Buriti continuarão vigentes, em caso de segundo turno, até o dia 28 de outubro. Partidos que desrespeitarem a portaria terão seus eventos cancelados, os fogos apreendidos e serão notificados sobre ocorrência de crime eleitoral, em caso de reincidência.

Na portaria, o juiz Luciano Beladelli justificou a proibição alegando que o uso indiscriminado de fotos de artifícios em áreas urbanas gera “sérios desconfortos aos moradores, animais de estimação e animais silvestres”.

O juiz ainda recordou que que os fogos poderiam ser utilizados como arma por partidários em “latente animosidade” contra seus adversários políticos, e lembrou que não existe regulamentação sobre queima de fogos em Mato Grosso do Sul.

O magistrado também recordou um acidente ocorrido durante a campanha eleitoral de 2010, no município de Águas Lindas, em Goiás, durante a carreata do então candidato ao governo do Estado, Iris Rezende (MDB).

Na ocasião, um caminhão carregado de explosivos iria dar início à queima de fogos, porém um dos rojões subiu ao ar, voltou e explodiu todos que estavam na caçamba. Uma mulher e uma criança ficaram feridas.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Com salários de até R$ 14 mil, Maracaju abre concurso com 250 vagas em 96 cargos
Motorista de aplicativo diz que idoso segurou porta do carro antes de chegar morto no banco
Helicóptero do Governo de MS cai com quatro servidores a bordo em Campo Grande
Homem morre esmagado por caminhão ao tentar abrir porteira de fazenda no Pantanal
Copyright 2012 . Portal gua Clara