Água Clara/MS . 29 de Março de 2024

notícias : Notícias

10/12/2018 as 07h56 / Por (Campo Grande News)

Dono de fazenda em MS, jogador Lucas Leiva é multado por desmatamento

Imprimir
  • - A fazenda de Lucas é especializada na criação de gado da raça Brahman (Foto: Site Bela Vista MS)
- Ocultar Galeria

O volante brasileiro Lucas Leiva, atualmente jogador do time italiano de futebol Lazio, foi multado pelo desmatamento ilegal de 46 hectares de vegetação em uma de suas fazendas, no município de Caracol - a 364 quilômetros de Campo Grande. A situação foi descoberta pela PMA (Polícia Militar Ambiental) com a ajuda de imagens de satélite.

Foram derrubadas árvores de grande porte pela raiz e também vegetação arbustiva sem a licença ambiental em uma área regenerada da Fazenda São Pedro - localizada a cerca de 30 quilômetros da cidade. Além do uso das imagens de satélite, também houve filmagem por drone para identificar o problema, durante a operação Cervo-do-Pantanal, segundo divulgou a PMA.

A madeira retirada não estava mais no local, que foi transformado em área de pastagem. A fazenda é especializada na criação de gado da raça bahman - um zebuíno, resultado do cruzamento de quatro outras raças: gir, nelore, guzerá e krishna valley, sendo originado nos Estados Unidos.

As atividades na propriedade também foram paralisadas e o jogador, de 31 anos, que mora na Itália, foi autuado administrativamente e multado em R$ 13.800,00.  

Além da multa administrativa, haverá processo por crime ambiental, com pena de três a seis meses de detenção. Lucas Leiva ainda foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

A autuação pela PMA é o primeiro passo de processos desse tipo. Ainda cabe defesa administrativa.  

Lucas começou a carreira nas categorias de base do Clube Desportivo Sete de Setembro em Dourados. Em 2002 jogou na base do Grêmio, até passar para o time principal, em 2005. Em 2007 foi transferido para o Liverpool, na Inglaterra, onde atuou por 10 anos. Em 18 de julho de 2017, foi anunciado como novo reforço da Lazio.

Ãrea desmatada vista por imagens de drone (Foto: Divulgação PMA)
Área desmatada vista por imagens de drone (Foto: Divulgação PMA)

 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS
Tem carteira de habilitação C, D e E? Prazo para regularizar exame toxicológico acaba no domingo
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas na BR-262
Suzano e Senai abrem inscrições para curso de Operador (a) de Máquinas Florestais em Água Clara
Copyright 2012 . Portal gua Clara