[PLANTÃO DE NOTÍCIAS]
CLIQUE PARA FECHAR
Água Clara/MS . 20 de Março de 2019
notícias : Notícias

11/01/2019 as 07h50 / Por (Campo Grande News)

Lei proíbe a pesca e comercialização do Dourado por cinco anos no Estado

Imprimir
- Lei proibiu captura, embarque, transporte e comercialização do Dourado (Foto: Divulgação)
- Ocultar Galeria

Lei publicada hoje no Diário Oficial proíbe, pelo prazo de cinco anos, a captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização do peixe da espécie Dourado em Mato Grosso do Sul. Em caso de flagrante, os infratores estão sujeitos à multa diária de até 1 mil Uferms e interdição do estabelecimento.

 

O Dourado - Salminus brasiliensis ou Salminus maxillosus – encontra-se nas bacias do Paraná, de São Francisco, do Rio Doce e do Paraíba do Sul, sendo nativo em Mato Grosso do Sul e outros sete estados.

Pela legislação, a captura está limitada a modalidade “pesque e solte”, dos exemplares criados em cativeiro e para consumo dos pescadores profissionais.

A multa, simples ou diária varia de 100 a 1 mil Uferms. Também está prevista a apreensão do produto ou subproduto da pesca, interdição total ou parcial do estabelecimento/atividade, suspensão da licença e cancelamento desse registro, em caso de reincidência.

O projeto que restringe pesca e comercialização do Dourado foi aprovado em em 2ª discussão dezembro de 2018. A matéria foi rejeitada em 2017, mas foi apresentada novamente em fevereiro e, em novembro, foi aprovada em 1ª discussão. O projeto é de autoria do deputado Beto Pereira (PSDB). Com a restrição da pesca, a ideia é que duas gerações de peixe da espécie Dourado sejam ‘criadas’.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Polícia apreende dois jovens com planos para atacar escolas no Brasil
Anitta aparece de mãos dadas com Medina ao gravar clipe e Neymar vibra: 'Shippo'
Câmara aprova projeto de lei do vereador Vicente que nomeia Cinema Cultural como Antônio Donero
Veja as vagas de emprego disponíveis para Água Clara
© Copyright 2012 . Portal Água Clara