Água Clara/MS . 18 de Abril de 2024

notícias : Notícias

19/03/2019 as 08h08 / Por (Midiamax)

Outono chega nesta quarta a MS com menos chuvas e friozinho nas manhãs e madrugadas

Imprimir
  • -
- Ocultar Galeria

A mudança de estação trará menos chuvas e temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul. A partir de quarta-feira (20), quando o outono se inicia, os termômetros começam a registrar leve queda nas máximas, principalmente pela manhã e à noite.

A partir de quinta-feira (21), a máxima é estimada em 25º C, com mínima de 19° C, em Mato Grosso do Sul. Na sexta, a queda de temperatura se confirma e os termômetros caem um grau na máxima e mínima. Com menos chuvas, os índices de URA (Umidade Relativa do Ar) também registram queda.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mudança climática típica da nova estação são causadas devido a maior frequência de massas de ar frio, originadas na região dos Andes, passando pelo Paraguai, sul de Mato Grosso do Sul, até chegar no oceano. O fenômeno é chamado de Complexo Convectivo de Mesoescala, que também proporciona manhãs e madrugadas mais frias.

Antes da chegada do outono, no entanto, as temperaturas devem se manter altas, principalmente devido a ventos na região norte de MS. Até lá, talvez não seja, ainda, tempo de tirar o agasalho do armário, mas, quem sabe, economizar energia desligando o ar-condicionado.

Outono
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o início do outono é marcado por dias ainda quentes, madrugadas e manhãs de clima ameno e incidência de chuvas menos intensas.

Devido a rotação do eixo do planeta, os raios solares já não incidem perpendicularmente no Hemisfério Sul, o que proporciona as temperaturas mais amenas. Quanto mais próximo da linha do Equador, menos perceptível é a estação àquela região.

Ao final do período, que encerra-se em 21 de junho com a chegada do inverno, os dias começam a ficar mais frios e a chuva diminui significativamente. Os dias também ficam mais curtos e as noites mais longas.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Homem morre esmagado por caminhão ao tentar abrir porteira de fazenda no Pantanal
Criança de 3 anos é mordida por pitbull em shopping de MS
Padrasto corre para mata após ser flagrado estuprando enteada de 8 anos em Paranaíba
"Perdeu, manda mais": o deboche no golpe do Pix, que mira idosos em MS
Copyright 2012 . Portal gua Clara