/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ Decisão do TRF-3 eleva valor de aposentadoria em 61,63% - Portal Água Clara
[PLANTÃO DE NOTÍCIAS]
Água Clara/MS . 07 de Abril de 2020
notícias : Notícias

18/02/2020 as 08h45 / Por ()

Decisão do TRF-3 eleva valor de aposentadoria em 61,63%

Imprimir
- Revisão vale para quem ganhava bem antes de 1994 - Foto: Bruno Rocha/Estadão Conteúdo
- Ocultar Galeria

BRASIL - Uma decisão do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) elevou o valor do benefício de um aposentado em 61,63%, passando de R$ 1.045 para R$ 1.689.

A ação foi ingressada pelo advogado João Badari, especialista em direito previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, que comemorou o entendimento e afirmou que existem algumas decisões que determinaram, inclusive, o reajuste imediato do benefício em caráter liminar.

O entendimento do TRF-3 segue o do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que, recentemente, determinou que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inclua todas as contribuições que o trabalhador fez à Previdência Social no cálculo da aposentadoria.

Até então, somente entravam nesse cálculo valores em reais pagos a partir de 1994, quando entrou em vigor o Plano Real. Os salários em outras moedas ficavam de fora, gerando prejuízos.

Apesar de não ser uma decisão definitiva – cabe recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) –, advogados comemoraram o entendimento do TRF-3. Segundo eles, o posicionamento vem se consolidando na justiça de primeira e segunda instância e já tem posição favorável do STJ.

Trabalhadores, aposentados e o meio jurídico aguardam, apenas, a batida de martelo do Supremo, que deverá julgar a matéria em breve.

"O STF ainda vai julgar a matéria, mas os tribunais estão favoráveis à revisão. O fato de os juízes determinarem o reajuste do benefício mesmo antes da decisão final, é bastante positivo porque demonstra que a revisão vem sendo aceita pelos tribunais", comenta Badari.

Informações do site R7

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mandetta deve ser demitido por Bolsonaro; Osmar Terra é o mais cotado
Conta de luz para consumidores de MS sofrerá reajuste na quarta-feira
Metallica libera show exclusivo no Youtube nesta segunda-feira
Policial que sumiu com 100 kg de maconha de delegacia em MS pega 12 anos de cadeia
© Copyright 2012 . Portal Água Clara