Água Clara/MS . 26 de Abril de 2024

notícias : Notícias

25/09/2020 as 09h47 / Por (Performa Comunicação)

Suzano capacita empresários do ramo de transporte florestal em Três Lagoas

Programa Semear é uma parceria da empresa com o Sebrae visando o fortalecimento da micro e pequena empresa e o desenvolvimento regional

Imprimir
  • Divulgação -
- Ocultar Galeria

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está capacitando 30 fornecedores de transporte florestal em Três Lagoas (MS). A iniciativa faz parte do Semear (Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores), desenvolvido por meio de uma parceria como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) visando o fortalecimento do setor e o desenvolvimento regional.

“Promover o desenvolvimento sustentável da comunidade onde está inserida sempre foi uma das prioridades da Suzano e o programa Semear está alinhado a essa cultura de gerar e compartilhar valor. O nosso objetivo é, ao capacitar micro e pequenas empresas da região, sejam elas atuais ou potenciais fornecedoras de transporte florestal, trazer maior competitividade para a empresa e, ao mesmo tempo, contribuir para que essas empresas cresçam de maneira saudável e tragam desenvolvimento econômico para a região”, destaca Jansen Barrozo Fernandes, gerente executivo de operações florestais da Suzano.

Para isso, o programa prevê, sem custo aos participantes, abordar temas como empreendedorismo, inovação, planejamento, relacionamento com o cliente, gestão financeira, entre outros. Na grade do programa, estão contempladas 30 horas de aulas online, consultorias individuais, oficinas de gestão financeira, palestra sobre tributação especial e sobre responsabilidade socioambiental e valores compartilhados pela Suzano.

O conteúdo, explica Daniela Datrino Camargo, consultora de Suprimentos, foi definido em parceria com o Sebrae visando abordar temas que, na maioria das vezes, são os maiores obstáculos ou que mais geram dúvidas nas micro e pequenas empresas. “O que buscamos, com o Semear, é, por meio das aulas, palestras e consultorias, proporcionar meios que os empresários do ramo de transporte conquistem, com boas práticas de gestão, o crescimento estruturado e com sustentabilidade financeira”, completa.

Gestão empresarial

Para Leonardo Dinato, da empresa Dinato e Dinato, que participa da capacitação, o Programa Semear tem colaborado para o desenvolvimento das empresas e de sua maturidade empresarial. “Esta é uma oportunidade muito boa para nos profissionalizarmos e buscarmos melhorias dentro da nossa empresa. Por meio do programa, estamos conseguindo fazer o planejamento estratégico da empresa e, com isso, identificar algumas necessidades, como melhorias no controle de custos, marketing e na visibilidade da empresa perante o cliente. Temos muito a realizar, mas creio que aos poucos, e com o direcionamento correto, vamos conseguindo vencer os obstáculos. Agradeço a Suzano e ao Sebrae por essa oportunidade de desenvolver a nossa empresa e a nossa maturidade empresarial”, ressalta.

Ricardo Alves, da Destino Certo Transportes, também destacou os benefícios do programa para o aperfeiçoamento da gestão empresarial. “Para nós está sendo muito vantajoso. Podemos identificar  várias falhas que tínhamos nos processos e corrigi-las, implantando medidas como controle de custos, apuração do resultado, entre outros. Essas questões estão sendo de grande importância para nós”.

Inicialmente o programa irá contemplar fornecedores micro e pequenos vinculados ao setor de transporte. Porém, não está descartada a expansão para outros fornecedores da unidade em Mato Grosso do Sul, desde que estejam enquadrados como micro e pequeno empreendedores.

Além de Três Lagoas, o programa está em andamento na região de Mucuri, Bahia.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Em MS, homem perde quase R$ 2 milhões em golpe de delegado falso
Quina 6425: Sortudo de Três Lagoas leva prêmio de R$ 11 milhões
Cenário de dois acidentes com mortes em um dia, BR-262 tem buracos e sinalização precária
Saveiro é destruída após pegar fogo no meio da rua em Três Lagoas
Copyright 2012 . Portal gua Clara