Água Clara/MS . 25 de Abril de 2024

notícias : Notícias

23/10/2020 as 13h56 / Por (Correio do Estado)

Após temporada de incêndios, Pantanal sul-mato-grossense começa a se regenerar

De acordo com especialista do Prevfogo, focos de incêndio diminuíram na região pantaneira com as chuvas do mês de outubro

Imprimir
  • - Registro mostra vegetação voltando a brotar no Pantanal - Divulgação/Prevfogo
- Ocultar Galeria

Após uma temporada de queimadas no Pantanal sul-mato-grossense, que consumiu 27% do bioma, os focos de incêndio foram praticamente extintos na região com as chuvas do mês de outubro. O descanso, de acordo com especialistas, possibilita que a vegetação volte a crescer nas áreas queimadas.  

De acordo com o analista ambiental do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Alexandre Pereira, o Pantanal tem uma grande força de regeneração, o que ajuda no retorno da fauna e flora do local em pouco tempo. “Em uma área que queimou no começo da temporada do fogo e recebeu chuvas agora já vai encontrar vegetação verde, consegue observar as árvores brotando, então no Pantanal logo logo vai estar tudo verde novamente”, afirma.  

O analista explica que não é possível prever quais espécies de vegetação irão ressurgir e quais estão mais adaptadas para retornar depois de incêndios tão intensos como os que atingiram o bioma desde o mês de junho.

Segundo Pereira, a fauna ainda vai demorar para retornar ao ambiente, pois a vegetação precisa ter forças para crescer e oferecer alimentos e abrigos para os animais. “A vegetação precisa investir essa energia em floração e frutificação para que os animais tenham alimento disponível e também uma cobertura vegetal suficiente para poder se abrigar, ter locais de reprodução, que possa oferecer alguma segurança de refúgio para essa fauna”.

Mesmo com a volta da vegetação ainda não é possível conhecer todos os impactos dos incêndios na recuperação total do Pantanal, como dos serviços ecossistêmicos e da estrutura ecológica. “Só vamos saber daqui um tempo, depois que esses estudos forem finalizados, análises forem feitas e trabalhos publicados. Então vamos ter uma noção real dos impactos dessa temporada de fogo”, explica Pereira.

Redução
De acordo com informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a região de Corumbá registrou um acúmulo de 49,8 milímetros em outubro. O esperado para o município para todo o mês é 86,2 mm, ou seja, até ontem (22) já foi acumulado 57,7% do total.

Segundo a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, até o final do ano é esperado apenas chuva na região, sem possibilidade de secas intensas. “Nossa umidade está relativamente mais alta, com indicação de maior número de nuvens no céu e as temperaturas dentro da média da primavera e é agora que começa a intensificação dos canais de umidade para favorecimento das chuvas em Mato Grosso do Sul”, explica.  

 

Brigadistas
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mandou todos os agentes de combate aos incêndios retornarem para suas bases nesta quinta-feira (22), com justificativa de falta de verba. Segundo Pereira,  o pagamento das diárias que os brigadistas têm direito a receber quando estão fora da lotação original está atrasado, no entanto, a determinação não teve impacto na região do Pantanal.  

“A gente já estava em um processo de desmobilização e encerramento da operação. Então continuamos com o planejamento que tínhamos de desmobilizar as equipes que restavam de hoje até sábado” detalha Pereira.  

Segundo o analista, as operações no Pantanal encerram no sábado (24), pois em todas as áreas que estavam sendo monitoradas, o fogo foi extinto. O analista detalha que não há possibilidade de retorno de grandes incêndios no bioma, pelo fato de que as áreas queimadas limitam o avanço do fogo. “O que pode surgir de incêndios a partir dessa data, o contingente local que temos em Corumbá é suficiente para atender essas ocorrências a partir de agora”, acredita.  

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que nos últimos cinco dias foram registradas apenas 42 focos, de nível de risco mínimo à média. Ao todo, durante o ano foram identificados 20.946 mil focos de incêndio no bioma, com aumento de 217% em relação ao mesmo período de 2019.  

De acordo com Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ), 4,109 mil hectares do bioma foram consumidos pelo fogo.O Pantanal de Corumbá foi a região mais atingida pelo fogo, apenas no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari 68,6% da área foi atingida, o que representa 21 mil hectares do bioma.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara