Água Clara/MS . 29 de Março de 2024

notícias : Notícias

15/04/2021 as 09h24 / Por (Midiamax)

MS precisaria ter 60% da população vacinada para volta da 'vida normal', dizem especialistas

Enquanto isso, rastreamento de casos e lokcdown ainda são apontados como fundamentais<br />
<br />

Imprimir
  • -
- Ocultar Galeria

Enquanto que em Mato Grosso do Sul e no Brasil vivemos um cenário crítico da pandemia, com recordes de mortes e internações, alguns locais do mundo já parecem estar voltando à vida 'normal'. Shows, dispensa do uso de máscara... parece sonho, mas já é realidade em países como Austrália e Nova Zelândia. Mas o que precisamos fazer para darmos um passo à frente na pandemia em vez de acumular mais mortes?

Para a infectologista e consultora da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e COE (Centro de Operações de Emergência), Mariana Croda, é necessário ter ações coordenadas. "Principalmente uma coordenação nacional baseada em dados científicos, planejamento ancorado em perspectivas epidemiológicas e suporte social".

No Brasil, desde o início da pandemia, organizações internacionais criticam o governo Bolsonaro pela falta de ações e de agilidade na tomada de decisões para enfrentamento do vírus. Nesta semana, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, determinou que o Senado instaure uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a responsabilidade do governo federal no combate à covid.

Enquanto não há políticas públicas mais claras e certeiras, a especialista alerta que os pilares para obter os melhores resultados no enfrentamento da pandemia são: "comunicação eficaz, vigilância com rastreamento e monitoramento e testagem, assistência à saúde acessível e de qualidade. Quanto às medidas de prevenção: distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos", explicou Croda.

Vacinação vai surtir efeito quando?
Organizações internacionais e pesquisadores sugerem que é necessário que a vacinação tenha alcançado ao menos 60% da população para começar a ter um controle da pandemia, segundo estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde). Porém, tudo depende da eficácia das vacinas e do tempo de proteção de cada imunizante, que varia conforme o laboratório.

Outro fator importante é que esse percentual seja alcançado de forma global e não localmente, ou seja: isso pode levar anos.

Qual o segredo de países que estão retomando a vida 'normal'?
O calendário de shows e eventos na Nova Zelândia estão a todo vapor. Na Austrália, não há mais exigência do uso de máscara, graças ao rastreamento efetivo de contaminados. Mas o que esses países fizeram?

O primeiro ponto que precisamos entender é que ambas as nações são ilhas. O que facilita no bloqueio da entrada de pessoas de outros países que não estejam adotando medidas tão efetivas. Por exemplo, Mato Grosso do Sul tem fronteira com Bolívia e Paraguai, com circulação diária grande de pessoas entre os dois países. Isso facilita a circulação do vírus nessas áreas.

Além disso, esses países foram muito rígidos em relação às regras indicadas por especialistas para conter o vírus. Na Nova Zelândia, por exemplo, 460 pessoas foram condenadas por quebrar restrições da covid. Dessas, quase 20%, ou 85 pessoas, foram presas. 

Exemplos no combate à pandemia, esses países adotaram lockdowns rigorosos e fronteiras fechadas. Somente no mês passado uma cooperação permite a 'bolha de viagem' entre a Nova Zelândia e Austrália.

Quando seremos vacinados?
As estimativas iniciais do Ministério da Saúde apontam que até o fim do ano, todos os brasileiros adultos (maiores de 18 anos)  estejam vacinados. 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS
Tem carteira de habilitação C, D e E? Prazo para regularizar exame toxicológico acaba no domingo
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas na BR-262
Suzano e Senai abrem inscrições para curso de Operador (a) de Máquinas Florestais em Água Clara
Copyright 2012 . Portal gua Clara