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25/01/2022 as 14h50 / Por (Correio do Estado)

ANTT autoriza Suzano a construir 255 km de ferrovias de Ribas a Inocência e ramal em Três Lagoas

Investimento em ferrovias será de R$ 1,7 bilhão

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  • - Suzano já opera um terminal ferroviário no Estado, na Malha Norte, em Aparecida do Taboado - Arquivo
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A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a Suzano Celulose a assinar contrato para construir 231 quilômetros de ferrovia ligando Ribas do Rio Pardo a Inocência, além da criação de um ramal ferroviário de 24,7 quilômetros no município de Três Lagoas.

A decisão tomada na reunião da diretoria da autarquia na última quinta-feira (20) vai permitir investimentos de R$ 1,770 bilhão, com direito de a empresa de celulose  explorar o serviço por 99 anos.

De acordo com pedido, o trecho entre Ribas e Inocência será conectado com a linha férrea da Rumo Malha Norte (RMN), que foi criada inicialmente com o objetivo de transportar carga do Mato Grosso até o porto de Santos. Conforme o processo aprovado para interligar o novo trecho de ferrovia à malha da RMN, a Suzano vai construir um “pátio de espera-despacho com um comprimento útil de 1.800 m, podendo absorver composições de até 80 vagões típicos de celulose. Já em Ribas do Rio Pardo (Projeto Cerrado) considera-se utilizar uma perna ferroviária que acessará diretamente o armazém de estocagem”.

Os 231 quilômetros serão construídos em bitola larga (1.435 milímetros), com investimentos estimados de R$ 1,6 bilhão, com direito a ser usado por 99 anos.

Já a autorização para construir o ramal ferroviário dedicado a “shortline” de 24,7 quilômetros no município de Três Lagoas vai ser para interligar o Arco do Contorno da Rumo Malho Oeste (RMO) e a duas unidades de produção de celulose. Serão investidos R$ 170 milhões.

No requerimento do pleito, a Suzano explicou que “inicia-se em linha paralela ao atual arco do contorno de Três Lagoas em trecho a ser ajustado para bitola mista (A Malha Oeste tem 1.000 milímetros de bitola), possuirá uma extensão local para funcionar como pátio de entrada-espera com um comprimento útil de 1.800 m. Já o ramal  propriamente dito com traçado paralelo a BR-158 até chegar na região das unidades industriais. Dotado de uma pera de carregamento no armazém de expedição da fábrica terá ainda um pátio adicional  de manobras e espera de despacho das composições formadas”.

Outros pedidos
De outubro do ano passado até janeiro deste ano foram feitos seis pedidos para construção de trechos ferroviários em Mato Grosso do Sul que vão gerar investimentos de R$ 5.960 bilhões na construção de 656,7 quilômetros de linhas férreas.

A Suzano Celulose apresentou três pedidos, sendo que dois foram aprovados pela ANTT. A empresa aguarda aprovação do pleito que prevê a construção de linha férrea entre Três Lagoas até Aparecida do Taboado, com investimentos de R$ 1,1 bilhão.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura (MaInfra), além das  solicitações da Suzano, outros dois pedidos já tiveram o contrato de autorização da construção assinado. Um da Ferroeste, ligando Maracaju a Dourados/MS. Outro da Eldorado Brasil Celulose, para construir ferrovia entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado. Ainda esta em análise um pedido da empresa MRS com objetivo de interligar Três Lagoas a Panorama.

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