Água Clara/MS . 29 de Março de 2024

notícias : Notícias

25/05/2022 as 10h08 / Por (Midiamax)

Hepatite 'misteriosa': Morre bebê de 1 ano que era monitorado para doença em MS

Campo Grande monitorava 4 casos; três foram descartados e um segue sob investigação

Imprimir
  • -
- Ocultar Galeria

Bebê de 1 ano de idade que estava internado em Campo Grande e fazia parte do grupo de casos monitorados por suspeita de hepatite 'misteriosa' morreu no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a hepatite aguda foi descartada neste caso após avaliação do Ministério da Saúde.

Ainda não há confirmação sobre o que causou a morte da criança. A família e o bebê viviam em Dourados, mas o caso era monitorado pela Sesau em razão da criança ter sido transferida para o HRMS, em Campo Grande.

Conforme a secretaria, após análise do Ministério da Saúde conclui-se que o quadro da criança não correspondia às definições da hepatite 'misteriosa'.

Além deste, outros dois casos de crianças e adolescentes que estavam com suspeita de infecção da hepatite 'misteriosa' também foram descartados na Capital, estes tiveram exames positivos para dengue. Atualmente, apenas um caso está sob investigação, trata-se de um adolescente de 14 anos também internado no Hospital Regional.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), outro caso de criança que está internada em Ponta Porã também segue sob investigação.

Os exames colhidos em Campo Grande são encaminhados inicialmente para o Lacen (Laboratório Central de MS) e depois enviados para o laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A unidade é referência nacional na investigação de casos de hepatite aguda.

Hepatite 'misteriosa' e Covid-19
A doença grave que atinge o fígado de crianças e adolescentes ainda tem origem desconhecida. No entanto, pesquisas lideradas por cientistas do Reino Unido e divulgadas nesta terça-feira (24) relacionam o surto de hepatite aguda com a Covid-19.

Os pesquisadores estudam se crianças e adolescentes com fragmentos do vírus da Covid-19, no sistema gastrointestinal, estão tendo uma resposta imunológica exagerada ao adenovírus 41. Portanto, segundo o que dizem os especialistas, não há relação do surto com eventual vacinação contra a Covid-19.

Em todo o Brasil, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (24), são 64 suspeitas de hepatite aguda sob investigação.

Suspeita de hepatite? Saiba o que fazer
Pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais de hepatite e procurar um hospital imediatamente caso estejam em dúvida. As crianças com sintomas de uma infecção gastrointestinal, incluindo vômitos e diarreia, devem ficar em casa e não retornar à escola ou creche até 48 horas após os sintomas terem parado.

Além disso, medidas comuns de higiene, como lavagem completa das mãos ajudam a reduzir a propagação de muitas infecções comuns, incluindo o adenovírus.

Confira os sintomas da hepatite:

  • Urina escura
  • Fezes pálidas ou cinzas
  • Coceira na pele
  • Olhos e pele amarelados (icterícia)
  • Dores musculares e nas articulações
  • Temperatura alta
  • Enjoo e náuseas
  • Cansaço o tempo todo fora do normal
  • Perda de apetite
  • Dor de barriga
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS
Tem carteira de habilitação C, D e E? Prazo para regularizar exame toxicológico acaba no domingo
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas na BR-262
Suzano e Senai abrem inscrições para curso de Operador (a) de Máquinas Florestais em Água Clara
Copyright 2012 . Portal gua Clara