Água Clara/MS . 05 de Dezembro de 2023

notícias : Notícias

20/11/2023 as 14h32 / Por ()

Consciência negra: Saiba em quais cidades de MS é feriado nesta segunda-feira

Dia 20 de novembro é feriado em seis estados e milhares de cidades do País<br />
<br />

Imprimir
  • -
- Ocultar Galeria

O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta segunda-feira (20). Apesar de ser não feriado nacional, seis estados e milhares de municípios decretaram feriado estadual e municipal, respectivamente. Em Mato Grosso do Sul, a data é reconhecida como dia de descanso em quatro cidades.

A data foi criada em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e uma das maiores figuras de resistência negra à escravidão no Brasil, morto em 20 de novembro de 1695.

Em Mato Grosso do Sul, é feriado em Corumbá, Ladário, Itaporã e Jaraguari, que têm leis e decretos municipais que instituíram feriado. 

Em Corumbá, o feriado municipal foi instituído pelo decreto municipal nº. 2.084, de 19 de dezembro de 2008.

Desta forma, repartições públicas e bancos não irão abrir, enquanto comércio e supermercados devem funcionar normalmente.

Na cidade vizinha a Corumbá, Ladário, também é feriado municipal em comemoração à data. A data integra o calendário comemorativo da cidade há 10 anos, quando o feriado foi instituído pela lei municipal nº 846 de 08 de junho de 2010. 

Em Itaporã, o decreto nº 44, de 3 de dezembro de 2008 regulamentou a lei 673, de 14 de dezembro de 2007, instituindo o feriado.

Neste ano, o prefeito Marcos Pacco, antecipou o feriado para o dia 16 de novembro, para emendar com a Proclamação da República e com a sexta-feira (17), quando foi decretado ponto facultativo. 

Desta forma, devido à antecipação, nesta segunda-feira, mesmo sendo feriado em Itaporã, haverá expediente normal nas repartições públicas municipais.

Em Jaraguari, o feriado foi instituído pela lei nº 846, de 08 de junho de 2010.

Nos demais 74 municípios de Mato Grosso do Sul, o Dia da Consciência Negra é apenas comemorativo, mas é considerado dia útil.

No Brasil, a data é feriado estadual em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Maranhão, além de ser feriado municipal em centenas de cidades.

Atualmente, o projeto de lei nº 3.268/2021, do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), está em tramitação no Congresso Nacional e debate a criação oficial do feriado nacional em celebração à data. A proposta aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Consciência negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado para lembrar a história do povo negro e suscitar debates de questões sobre racismo, discriminação e desigualdades. 

O dia 20 foi escolhido por ser a data em que o líder do Quilombo Palmares morreu, em 1695, emboscado por um de seus companheiros. Zumbo dos Palmares é considerado símbolo da resistência negra contra a escravidão da época. 

Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar em 2003, devido à lei que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas instituições. 

A data foi oficializada como Dia da Consciência Negra oito ano depois, com a Lei Federal 12.519, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff.

Correio do Estado

 
 
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Suzano compartilha em vídeo avanços nas obras da sua nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS)
Alvo da PF, Alexandre Pires tem mansão de 16 milhões e 200 veículos na garagem
MS está entre os 3 estados com melhor ambiente para negócios, segundo ranking de liberdade econômica
7 de cada 10 alunos brasileiros de 15 anos não sabem resolver problemas matemáticos simples
 Copyright 2012 . Portal gua Clara