Água Clara/MS . 14 de Abril de 2024

notícias : Notícias

21/02/2024 as 10h25 / Por ()

Suzano faz registro raro de grupo de cachorros-vinagre em área florestal de Mato Grosso do Sul

Por meio de câmeras trap, Programa de Monitoramento da Biodiversidade conseguiu flagrar quatro animais da espécie, ameaçada de extinção.

Imprimir
  • -
- Ocultar Galeria

O registro de pelo menos quatro indivíduos da espécie, realizado no fim de 2023, com a confirmação da espécie no início deste ano, foi celebrado pela companhia, uma vez que atestam as boas práticas de manejo florestal da empresa, voltado para a conservação da biodiversidade. Além da baixa abundância, esses animais são nômades, possuem hábito semifossorial (acostumado a cavar e viver debaixo do solo), usando tocas como refúgio, e precisam de grandes áreas conservadas e contínuas ou conectadas, compondo no mínimo 10 mil hectares com vegetação nativa.

“O cachorro-vinagre é parente dos conhecidos lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e cachorro-do-mato (Cerdocyon thous). Porém, diferente deles, é muito raro ser encontrado. Como os cachorros-vinagre se locomovem por grandes áreas e se escondem em tocas, é quase como procurar uma agulha em um palheiro. Por isso, esse registro, de um grupo de pelo menos quatro indivíduos, é tão importante”, destaca Renato Cipriano Rocha, coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano em Mato Grosso do Sul.

O cachorro-vinagre vive em grupos familiares de seis a 12 indivíduos. A espécie se alimenta de animais de pequeno e médio porte e é classificada como “em perigo de extinção” no bioma Cerrado pelo ICMBio-MMA (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Ministério do Meio Ambiente). A Suzano não divulga a área em que foi realizado o registro para a segurança dos animais.

“A conservação da biodiversidade faz parte de um dos compromissos públicos da Suzano, assumidos em 2021. A companhia acredita que é possível seguir produzindo e respeitando o meio ambiente, e registros como este nos mostram que estamos no caminho certo. Entre os compromissos da companhia, está o da implantação de corredores ecológicos que conectem esses remanescentes naturais de florestas e savanas para garantir a circulação da vida silvestres e, consequentemente, a conservação de espécies ameaçadas como a do cachorro-vinagre”, completa Rocha.

Em 2021, a Suzano assumiu o compromisso público de conectar meio milhão de hectares de fragmentos florestais naturais no Cerrado, Mata Atlântica e Amazônica até 2030. Em Mato Grosso do Sul, serão conectados 139 mil hectares de áreas prioritárias de conservação ambiental. Ao todo, serão 430 quilômetros de corredores ecológicos em seis municípios da região leste (Água Clara, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas) para a circulação segura de animais silvestres.

Programa de Monitoramento

Implantado em 2007 no Estado, o Programa de Monitoramento e Conservação da Biodiversidade da Suzano já catalogou 784 espécies de animais silvestres, sendo 400 aves, 136 de artrópodes, 96 espécies de mamíferos, 59 répteis e 53 peixes.

Deste total, 32 figuram na lista de espécies ameaçadas de extinção pela IUCN e 34 ameaçadas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), sendo oito plantas, 20 mamíferos, quatro aves, um peixe e um artrópode.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referên-cia no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósi-to de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página https://www.suzano.com.br/

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
PF bloqueia bens de contrabandistas especializados no transporte de cigarros em Três Lagoas
Ponte sobre Rio Paraguai será fechada hoje para concretagem
Homem é agredido com capacete pela esposa em Três Lagoas
Empresário morre após atropelar animal e capotar caminhonete na BR-060
 Copyright 2012 . Portal gua Clara