Água Clara/MS . 13 de Outubro de 2024
21/02/2024 as 15h15 / Por ()
Esta legislação consolida o CPF como o número único para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.
A partir de agora, uma nova era de identificação dos cidadãos brasileiros nos serviços públicos entra em vigor com a Lei do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), sancionada em 11 de janeiro de 2023 e após um ano de período de adequação.
Esta legislação consolida o CPF como o número único para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.
Uma das mudanças mais significativas trazidas por essa lei é que não haverá mais um número específico para a Carteira de Identidade. Agora, o Registro Geral (RG) estará vinculado diretamente ao número de inscrição do CPF. Com isso, novas emissões ou reemissões de documentos terão como número de identificação o próprio CPF do cidadão, conforme informa Terra.
Outra alteração relevante é que em todos os cadastros, sistemas ou outros instrumentos que exijam dados de usuários para a prestação de serviço público, será disponibilizado um campo para registro do número de inscrição do CPF, que passa a atuar como documento principal de identificação.
Além disso, a nova lei estabelece que o número do CPF deve constar obrigatoriamente nos cadastros e documentos de órgãos públicos, bem como nos registros civis e nos conselhos profissionais.
Para garantir uma transição eficaz para essa nova forma de identificação, a lei prevê um período de adaptação de 24 meses para que os órgãos e entidades públicas ajustem seus sistemas e procedimentos à nova norma.
Hoje Mais
15h34 | Suspeito de provocar 'muralha de fogo' no Pantanal é multado em R$ 50 milhões
15h21 | Sebrae abre processo seletivo, com salário de mais de R$ 6 mil em MS
14h50 | Cliente joga xixi em atendente de laboratório após sistema "travar" em Campo Grande
13h39 | Passageira de veículo da saúde de Paraíso das Águas morre em acidente na BR-060
13h10 | Jovem, de 21 anos, é preso em Água Clara após agredir a própria mãe com vassoura