Água Clara/MS . 25 de Abril de 2024

notícias : Polícia

20/02/2020 as 09h39 / Por (Midiamax)

Notebook com pesquisa sobre abusos no reajuste da gasolina é furtado no Procon-MS

Imprimir
  • - Sala foi invadida e notebook foi furtado. (Foto: Guilherme Cavalcante)
- Ocultar Galeria

A sede do Procon Estadual (Superintendência de Orientação e Defesa do Consumidor) foi alvo de furto na noite de quarta-feira (19) em Campo Grande. Funcionários chegaram na sede do órgão nesta manhã e, até o momento, perceberam a falta do notebook onde o órgão armazenava a pesquisa de preços da gasolina na capital. 

O suspeito arrombou a sede do órgão por volta das 23 horas da quarta (19), na rua 13 de Junho. Ele teria entrado pelo forro do prédio e foi até o segundo andar. Lá, ele forçou a janela, entrou no cartório e arrombou a porta de vidro. Nesta sala, ele levou o notebook que continha a pesquisa dos postos de gasolina. Acredita-se que este seja o único objeto a ser levado porque era mais fácil de carregar.

A suspeita é de que o ladrão tenha sido um dependente químico, como costuma acontecer nos comércios da área central de Campo Grande. Além disso, dependentes costumam dormir debaixo do toldo do órgão durante a noite. Segundo o Procon, havia um agente patrimonial no prédio. O agente percebeu a ação do suspeito, mas ele fugiu pela rua Maracaju e não foi encontrado.

O agente Wilson Canhete conta que ouviu um barulho e foi verificar o que estava acontecendo. Ele viu o suspeito, que era um homem magro, de pele morena, alto e sujo. Ele fugiu em seguida. Outro detalhe é que o furto aconteceu no mesmo andar onde fica localizada a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo).

O Procon não tem câmeras de segurança, mas as imagens serão solicitadas a um estabelecimento que fica em frente. O suspeito levou a pesquisa com os abusos no preço da gasolina nos postos da Capital e, coincidentemente, o superintendente do órgão tem recebido ameaças de morte nos últimos dias.

O superintendente Marcelo Salomão conta que percebeu que estava sendo seguido em duas ocasiões e que recebeu ameaças por mensagem após fiscalizações em postos de combustíveis. Entretanto, ele ressalta que não acredita que o arrombamento esteja relacionado aos postos, mas que seja uma mera coincidência.

O Procon ressalta que a pesquisa não deve ser prejudicada pelo furto do notebook, já que havia backup.

Abusos no preço da gasolina
O Procon anunciou nesta quarta-feira (19) que iria ao MPMS (Ministério Público Estadual) entregar um dossiê com a pesquisa de mercado em postos de combustível da Capital e do interior, bem como outros dados sensíveis que podem sugerir irregularidades na precificação dos combustíveis no Estado após mudanças na taxação do ICMS de combustível.

Também na quarta-feira, uma nota de esclarecimento do Sinpetro-MS (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul) cobrou respeito aos órgãos de fiscalização durante as ações de pesquisa de preços.

A nota pontuou que estabelecimentos de venda de combustível têm liberdade para precificar os produtos com base na legislação e negou qualquer tipo de tabelamento nos preços cobrados em combustíveis. A nota também traz que os postos não necessitam de “de autorização prévia para reajustes de preços dos combustíveis em qualquer etapa da comercialização”.

 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Polícia Civil de Água Clara realização incineração de quase meia tonelada de drogas em Três Lagoas
Com 21 projetos concluídos, Suzano já investiu R$ 57,3 milhões em Ribas do Rio Pardo
Copyright 2012 . Portal gua Clara