Água Clara/MS . 30 de Outubro de 2025

27/10/2025 as 14h50 / Por ()
Golpistas conseguem replicar até mesmo trejeitos de profissionais para enganar vítimas
A atuação de criminosos no chamado golpe do falso advogado tem se aprimorado. Em Mato Grosso do Sul, alguns golpistas se utilizam de novidades tecnológicas para arrancar dinheiro das vítimas.
O golpe do falso advogado nada mais é que um contato que o golpista faz com um cliente com processo em trâmite, alertando sobre uma causa ganha. Mas, para receber o dinheiro, precisa fazer um pagamento antecipado, na conta de um integrante do grupo.
Porém, o golpe já está ‘manjado’. Assim, para conseguir continuar enganando as vítimas, os criminosos criam ‘clone’ do advogado, recriando a voz do profissional e enviando um áudio ao cliente.
Caso recente aconteceu esta semana em Campo Grande com o advogado Oton Nasser. O profissional possui mais de 3 mil clientes e descobriu sobre seu ‘clone’ após ser avisado por um cliente.
“Inovaram, conseguiram pela inteligência artificial, montar minha fala, inclusive usando algumas expressões características que uso como meu querido, por exemplo. Coloca isso na gravação, usa minha imagem, minha voz. Mas, consegui me antecipar, avisando em rede de transmissão todas as pessoas”, disse ao Jornal Midiamax.
OAB-MS promete ação
Com a repercussão do caso, a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional MS) realizou sessão extraordinária na quinta-feira (23) e prometeu ingressar com ação civil pública. “Em vez de ter o tempo destinado ao exercício de sua profissão, os advogados têm que cuidar dessa situação que atinge seus clientes diariamente, por isso, vamos recorrer à tutela jurisdicional para buscar a solução desse gravíssimo problema”, disse o presidente da entidade, Bitto Pereira.
Conforme a OAB-MS, de 20 de março a 24 de outubro deste ano, foram 1.223 denúncias de perfis falsos de advogados que chegaram pelo canal da entidade.
Em nota, a entidade orienta o uso da plataforma ConfirmADV, uma ferramenta da OAB Nacional que permite verificar se o advogado esta regularmente inscrito.
Midiamax
13h48 | Polícia estoura "delivery do tráfico" e prende suspeito com BMW usada para entregar drogas em TL
13h39 | Prefeitura de Água Clara intensifica combate ao mosquito da dengue com prevenção no município
09h02 | Ao tentar atirar na ex, homem acerta a filha de 7 anos e acaba preso em Três Lagoas
08h57 | Fazendeiro bilionário suspeito de arquitetar morte do próprio pai é preso em MS
08h47 | Usina Mimoso libera água no Rio Pardo em Ribas para combater plantas aquáticas