Água Clara/MS . 29 de Março de 2024

notícias : Política

25/09/2020 as 09h41 / Por (Midiamax)

Indiciado pela PF, Reinaldo terá pedido de anulação de delação julgado pelo STF

O governador tenta, há 3 anos, anular delação premiada dos executivos da JBS

Imprimir
  • - Governador Reinaldo Azambuja (Foto: Segov/MS)
- Ocultar Galeria

O STF (Supremo Tribunal Federal) irá julgar, no dia 2 de outubro, o pedido ajuizado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para anular a delação premiada dos executivos da J e F e que revelaram esquema de corrupção no Governo do Estado. Conforme os executivos da empresa que controla a JBS, benefícios fiscais eram concedidos ao grupo em troca de propina paga a agentes do Governo, incluindo Reinaldo.

Fruto da delação dos executivos, a Polícia Federal deflagrou há dois anos em Mato Grosso do Sul a Operação Vostok, que investigou a corrupção no Governo do Estado. O governador Reinaldo Azambuja e mais 20 pessoas, incluindo o filho dele, foram indiciados pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O processo, que corre em segredo de Justiça, tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O pedido de anulação da delação foi apresentado pela defesa de Reinaldo em junho de 2017 e aguarda julgamento desde então. Anteriormente, o governador já teve o pedido de anulação das declarações dos empresários negado pelo ministro Celso de Mello, agora o pedido será analisado pelo plenário do STF. Procurador-Geral da República à época do pedido, Rodrigo Janot se manifestou contrário à anulação da delação.

Na época, o PGR argumentou que os executivos da J e F foram os primeiros a prestarem uma colaboração que ele chama de ‘efetiva’, e por não serem ‘líderes de uma organização criminosa’ foram beneficiários do acordo de delação com ‘imunidade processual’.

O julgamento do pedido de Reinaldo, que consta no habeas corpus 144.652, será julgado em sessão virtual e a data foi divulgada na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial do STF.

Delação
Nos acordos firmados com a PGR, a delação da JBS revelou um suposto esquema de cobrança de propina, por parte dos três últimos governadores de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, André Puccinelli (PMDB) e Reinaldo Azambuja, em troca da concessão de benefícios fiscais.

Segundo o empresário Wesley Batista, ele mesmo negociou com Azambuja, a quem teria repassado cerca de R$ 38 milhões em propina, de um total de R$ 150 milhões pagos em Mato Grosso do Sul.

Na delação, os empresários e executivos da JBS explicaram que parte do dinheiro da propina era repassado em espécie, pagamento de notas fiscais frias, doações oficiais de campanha e também por meio do chamado caixa 2, dinheiro não declarado de campanhas políticas.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS
Tem carteira de habilitação C, D e E? Prazo para regularizar exame toxicológico acaba no domingo
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas na BR-262
Suzano e Senai abrem inscrições para curso de Operador (a) de Máquinas Florestais em Água Clara
Copyright 2012 . Portal gua Clara