Água Clara/MS . 20 de Abril de 2024

notícias : Política

05/08/2021 as 14h01 / Por (Correio do Estado)

Lula deve apoiar Zeca do PT para candidato a governador nas eleições de 2022

Nome de Zeca já está definido dentro do partido, que agora avalia candidatos para o cargo de vice-governador

Imprimir
  • - Lula deve apoiar Zeca do PT para candidato a governador nas eleições de 2022 - Arquivo/Correio do Estado
- Ocultar Galeria

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que deve lançar poucos candidatos nas eleições de 2022, a estratégia é apostar apenas nos estados que possuem chances de vitória. Entre os nomes cogitados, está Zeca do PT para governador de Mato Grosso do Sul.

Conforme divulgado pelo jornal Metrópoles, o ex-presidente Lula afirmou que o partido não deve ter mais do que 10 ou 12 candidatos nas eleições de 2022.

Outros nomes cogitados são Fernando Haddad, em São Paulo, Jaques Wagner, na Bahia, Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte e Rogério Carvalho, em Sergipe.

Dentro do partido, o nome de Zeca já está definido como principal candidato. O deputado Pedro Kemp (PT), afirmou que o ex-governador tem o apoio dos petistas.

"Ele inclusive fez uma reunião com algumas lideranças do nosso partido e colocou seu nome a disposição. Nós entendemos que a sua candidatura contribui muito para fortalecer a nossa chapa e também fortalecer a candidatura do presidente Lula aqui no nosso Estado".

A discussão agora é escolher uma candidata a vice-governador "mais representativa", como afirmou a vereadora da Capital, Camila Jara (PT).

"Entendo que o PT precisa oxigenar alguns quadros e ampliar debates. Lá dentro temos disputas internas e quem sabe podemos ter uma vice mais representativa", disse.

Contudo, afirmou que seu nome não está sendo cogitado ao cargo.

"Não tenho interesse no executivo. Mas dentro do PT temos varias mulheres competentes e muito bem colocadas e preparadas para enfrentar esse desafio", relatou.

Desde o impeachment de Dilma Rousseff, o partido vem sendo cada vez menos votado no Estado e não comanda atualmente nenhuma prefeitura.

Natural de Porto Murtinho, Zeca já foi vereador, deputado estadual, governador e seu último mandato foi na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Em 2020, ele chegou a cogitar a possibilidade de ser prefeito depois de receber convites de diversas cidades, mas não se candidatou. 

Em junho, ele colocou o nome à disposição de seu partido, mas ainda não contava com uma estrutura robusta de apoio na Capital e no interior, como noticiou o Correio do Estado.

Na ocasião, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Vladimir Ferreira afirmou que Zeca é cogitado desde 2018, quando tentou uma vaga no Senado e foi considerado inelegível.

“Zeca do PT é a nossa aposta para 2022, apesar de o partido ainda estar tentando firmar alianças com siglas de centro e centro-esquerda. As pesquisas mostram a opinião do eleitor, que atualmente está perdido e se sentindo arrependido pelo resultado das eleições de 2018”, disse o petista.

*Colaborou Alex Nantes

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Preparada em MS, carga de maconha misturada com alfafa é apreendida no PR
Mulher armada com faca invade casa de idosa em MS e mata galinhas de estimação
O que acontece com a dívida de empréstimo de quem morre? Saiba se herdeiros devem pagar
BR-262 e mais sete rodovias federais de MS deverão ter pontos de descanso a partir de 2025
Copyright 2012 . Portal gua Clara