Água Clara/MS . 28 de Março de 2024

notícias : Saúde

04/08/2021 as 09h17 / Por (Correio do Estado)

MS já fala em quase 100% da população adulta vacinada este mês

Imprimir
  • Foto: Assessoria - Última etapa de vacinação em Água Clara imunizou pessoas com 31 anos ou mais
- Ocultar Galeria

Mato Grosso do Sul chegou nesta terça-feira (3) a marca de 80% da população adulta vacinada com ao menos uma dose dos imunizantes contra a Covid-19. 

Por causa disso, o secretário de saúde do Estado, Geraldo Resende, já projeta que o mês de agosto pode terminar com quase 100% da parcela da população acima de 18 anos ao ao menos uma aplicação.

“Nós imaginamos que até o dia 15 poderíamos chegar aos 90% da população adulta vacinada, mas imaginamos que até o final do mês vai passar de 90%, podemos chegar até perto dos 100% se tiver remessa de vacina em patamares superiores”, afirmou o secretário.

Segundo Resende, desde a 24ª remessa de vacina feita a Mato Grosso do Sul pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) notou que houve uma redução no número de vacinas enviadas para o Estado.

“Nós notamos um decréscimo de 102 mil vacinas a partir da 24ª remessa e entramos em contato com o Ministério da Saúde para entender o que está acontecendo e vamos aguardar a manifestar deles, mas esperamos que essa queda seja revista para as próximas remessas”, explicou Resende.

Mato Grosso do Sul é o estado mais acelerado na vacinação de todo o Brasil e a SES espera que, além de chegar muito perto da finalização da primeira dose em adultos, a imunização com as duas doses alcance os 60% também em agosto.

“Queremos perseguir os 90% com D1 [primeira dose] e até final do mês conseguiremos isso, mas desde que tenhamos regularidade no percentual que recebemos, assim também imaginamos chegar a 60% de adultos imunizados até o final do mês”, disse.  

A secretaria espera que até a sexta-feira (6) uma nova remessa de vacinas seja encaminhada a Mato Grosso do Sul. A data correta deve ser informada até amanhã.

A aceleração da vacinação em adultos faz com que o governo já estima para o final deste mês o início da campanha em adolescentes de 12 a 17 anos, conforme liberação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou a aplicação da vacina da farmacêutica Pfizer nesse grupo.

Com isso, os adolescentes sem comorbidades em Mato Grosso do Sul já podem iniciar o ciclo vacinal dentro dos próximos 27 dias. 

Conforme o secretário, quando maior o número de pessoas com a vacina, melhor será para conter o surgimento de novas variantes no Estado.

“É importante [a aceleração da vacinação] não só porque o Estado fica em posição de destaque, mas porque quanto mais vacinas, menos casos, mortes e internações. Podemos evitar a [variante] Delta adentrar no Estado, se já não estiver, porque quando ela chegar esperamos que ela encontre a população já com imunidade de rebanho”, avalia o secretário.

A data para o início da vacinação dos adolescentes ainda não foi definida, mas além da Pfizer, o Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac no Brasil, também entrou com pedido de autorização na Anvisa para aplicação do imunizante em crianças de 3 a 17 anos. 

Os dados usados para embasar o pedido são de pesquisa realizada na China.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Congresso Brasileiro de Eucalipto acontecerá em maio
Com R$ 89 milhões em recursos do PAC, Água Clara e mais 36 cidades ganharão Unidades Básica de Saúde
Perícia descarta tiros e sucuri Vovózona vai passar por raio-x para descobrir causa da morte
Sanesul informa conserto de rede em Água Clara e 9 bairros ficarão sem água
Copyright 2012 . Portal gua Clara