Água Clara/MS . 06 de Novembro de 2025

06/11/2025 as 15h49 / Por ()
Maioria dos animais estava em estado cadavérico e com subnutrição
O proprietário de uma fazenda em Cassilândia, município a 412 quilômetros de Campo Grande, foi autuado em R$ 480 mil por manter animais em situação de maus-tratos por falta de alimentação. A fiscalização foi realizada pela Polícia Militar Ambiental do município nesta quarta-feira (5), após denúncias.
No local, a equipe de fiscalização foi recebida pelo encarregado. Foi constatado que a pastagem da fazenda estava severamente degradada, com o solo quase totalmente desprovido de capim ou qualquer outra gramínea, conforme informações do portal Cassilândia Notícias.
A PMA, em conjunto com o IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), verificou que dos 457 animais (entre vacas, bois, novilhas e bezerros), a maioria estava extremamente magra, com muitos em estado cadavérico e subnutrição. Foi encontrado um bezerro muito debilitado que não conseguia se manter de pé. Um animal já estava morto no pasto, e a equipe encontrou quatro animais mortos e várias ossadas antigas em uma área de reserva da propriedade, indicando óbitos recorrentes por desnutrição.
Para a polícia, o encarregado disse que a suplementação animal era feita diariamente, entretanto, os cochos nos pastos se encontravam vazios.
O proprietário foi autuado pelo crime de maus-tratos a animais. A multa foi calculada com base no número de animais em sofrimento, totalizando R$ 480.946,80. Além disso, ele terá um prazo de sete dias para a compra e uso de proteína e minerais para o pasto, ou que retire e leve os animais para local adequado.
Top Mídia News
15h49 | Fazendeiro de MS é multado em quase meio milhão por maus-tratos de gado
15h44 | Homem é preso durante fuga após cortar tornozeleira eletrônica em cidade de MS
15h06 | Acusado de matar mulheres em MS e MT é encontrado morto dentro de presídio
14h36 | PRF apreende 1,3 tonelada de droga após perseguição e capotamento em MS
14h03 | Mãe clama por justiça: Crianças são atropeladas e motorista foge sem dar socorro em Três Lagoas