Água Clara/MS . 13 de Março de 2026

13/03/2026 as 13h43 / Por ()
O Estado ficou acima da média nacional de reprovações, que é de 23%
Entre terça-feira (10) e quinta-feira (12), o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) visitou 32 postos de combustível de Mato Grosso do Sul, na operação “Tô de Olho no Abastecimento Seguro e na Medida Certa”. Das 180 bombas fiscalizadas, 62 foram reprovadas pelo instituto — ou seja, 34% do total.
Outros nove estados do Brasil também passaram por fiscalização nesta mesma operação. As ações foram focadas na investigação de fraudes eletrônicas em bombas medidoras e na verificação do volume de combustível líquido efetivamente entregue ao consumidor.
Ao todo, foram inspecionados 3.651 bicos de abastecimento e 831 foram reprovados, o que corresponde a um índice de reprovação de 23% no país. Mato Grosso do Sul está 11 pontos percentuais acima da média nacional de irregularidades em postos de combustível.
As irregularidades mais recorrentes, segundo o Inmetro, foram: indícios de adulteração nas placas eletrônicas das bombas, mau estado de conservação dos equipamentos, vazamento de combustível, erros de medição em prejuízo do consumidor e lacres de segurança rompidos.
Confira o ranking:
O Inmetro destaca que combustível com preço muito abaixo do praticado no mercado, bombas sem o selo do Inmetro ou postos sem identificação de bandeira são sinais de alerta.
Em caso de suspeita de irregularidades, o consumidor pode registrar manifestação no Fala.Br, entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 h30) ou pelo site gov.br/inmetro/ouvidoria. Também é possível acionar a ANP pelo telefone 0800 970 0267.
Midiamax
14h29 | Leilão do Detran-MS tem Corsa Wind com lance a partir de R$ 2,6 mil
13h58 | Caminhoneiro invadiu pista e provocou acidente com carreta que pegou fogo na BR-262
13h43 | "Tô de Olho": Inmetro reprova 34% das bombas de combustível fiscalizadas em MS
13h42 | Defesa faz novo pedido de prisão domiciliar após Bolsonaro parar na UTI com broncopneumonia
13h39 | Sexta-feira 13 com grave acidente entre duas carretas na BR-262 deixa duas pessoas feridas
